O Southampton informou por meio de uma nota que está em contato com a polícia depois do lateral Kyle Walker-Peters receber insultos racistas nas redes sociais. As ofensas aconteceram após uma dura entrada do lateral na joia do Manchester United, Alejandro Garnacho. Após a dividida, o técnico Erik ten Hag teve de substituir o argentino.
O clube inglês informou, nesta segunda-feira (13/3), que as mensagens enviadas a Walker-Peters foram todas encaminhadas à polícia de Hampshire, assim como relatadas às plataformas de mídia social.
Em entrevista após o empate, o treinador do United confirmou que Garnacho torceu o tornozelo, por isso foi necessária a substituição. Veja a nota do Southampton:
“Em fevereiro de 2021, o clube fez uma declaração sobre um de nossos jovens jogadores recebendo abuso racial abominável após uma partida contra o Manchester United. Mais de dois anos depois, nos encontramos exatamente na mesma posição: enojados e desapontados com o comportamento daqueles online que se rebaixam a abusar dos jogadores pela cor de sua pele.
O que é igualmente frustrante é a falta de ação significativa nesses dois anos das plataformas de mídia social que permitem que esse ódio se reproduza e apodreça. Como dissemos antes, o Southampton Football Club luta todos os dias para remover essas pessoas de nosso esporte e de nossa comunidade, a fim de proteger nossos jogadores, nossa equipe, os torcedores do Southampton e os torcedores de futebol de todo o mundo que reconhecem e celebram a diversidade que torna o futebol especial.
Encaminhamos as mensagens em questão à Polícia de Hampshire de acordo com nossos processos normais ao lidar com esses casos. Também denunciamos essas postagens às plataformas de mídia social envolvidas. Só podemos esperar que eles finalmente prestem atenção ao que continua a ser um grande problema e que não nos encontremos repetindo essas palavras daqui a dois anos”, encerra o clube.