metropoles.com

LaLiga promete ação contra a Fifa por mudanças no Mundial de Clubes

A Fifa anunciou que, a partir de 2025, o Mundial terá 32 seleções. A LaLiga afirma que não foi consultada para opinar sobre a mudança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cristina Arias/Cover/Getty Images
Imagem do prédio da LaLiga, situada em Madrid
1 de 1 Imagem do prédio da LaLiga, situada em Madrid - Foto: Cristina Arias/Cover/Getty Images

A Fifa anunciou, na última sexta-feira (17/12), que o Mundial de Clubes terá um novo formato a partir de 2025 e vai contar com 32 times. A alteração, apesar de muito comentada nas redes sociais, não agradou a LaLiga. Em um comunicado, o Campeonato Espanhol anunciou que entrará na Justiça contra a entidade máxima do futebol por conta tomar a decisão “sem aviso prévio”.

“Estas decisões, tomadas de forma unilateral e sem aviso prévio, para precaver calendários de provas, com novos torneios, danifica de forma irreversível todo o ecossistema do futebol internacional”, explica a LaLiga. “A FIFA parece tê-lo esquecido e só pensa nalguns, poucos, sem medir o impacto [que as alterações terão] em todo o futebol profissional”, completou.

O Campeonato Espanhol criticou a decisão tomada pela entidade máxima do futebol. “A FIFA apenas levou em consideração um reduzido número de clubes e de jogadores, quando no futebol profissional há muitas ligas profissionais, milhares de clubes e de jogadores que não tomam parte nestas competições. A FIFA parece tê-lo esquecido e só pensa nalguns, poucos, sem medir o impacto [que as alterações terão] em todo o futebol profissional”, escreveu.

“Assim sendo, e com estas medidas, a FIFA afasta-se do seu objetivo: proteger os interesses de todo o ecossistema do futebol, e que o equilíbrio entre o futebol nacional e internacional deve ter em conta e fomentar, antes o benefício da modalidade em geral”, disparou.

Após fazer os apontamentos, o Campeonato Espanhol anunciou que vai à Justiça. “Dadas estas decisões, e tendo elas sido anunciadas sem consulta ou concordância das restantes partes diretamente afetadas por elas, como as Ligas nacionais, os clubes que as integram e os jogadores, a La Liga anuncia, pois, que tomará todas as ações legais para impedir um Mundial de Clubes com o formato anunciado”, descreveu.

Por fim, o comunicado criticou a decisão na escolha do Marrocos como sede do próximo Mundial de Clubes. “Por último, a La Liga considera absolutamente inapropriado a FIFA decidir sem qualquer tipo de consulta ou acordo com as Ligas, as datas do próximo Mundial de Clubes (de 1 a 11 de fevereiro de 2023) [Marrocos]. Faltam menos de dois meses para estas datas, com impacto nos calendários das ligas domésticas, com datas fixas desde junho de 2022”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?