metropoles.com

Karim Benzema, do Real Madrid, é favorito a ganhar a Bola de Ouro

Atacante do time espanhol é o principal candidato à conquista do prêmio, que será entregue nesta segunda-feira (17/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Karim Benzema
1 de 1 Karim Benzema - Foto: Getty Images

O francês Karim Benzema é o favorito a ganhar, nesta segunda-feira (17/10), a Bola de Ouro, um dos prêmios mais importantes do futebol mundial. A cerimônia será em Paris e o atacante do Real Madrid não vai ter a concorrência do maior vencedor do troféu concedido pela revista France Football. Neste ano, pela primeira vez desde 2005, Lionel Messi não está entre os 30 indicados. O argentino tem sete bolas de ouro em sua coleção.

Benzema é o mais cotado por seu grande desempenho na temporada 2021/2022 – até a edição passada, a premiação levava em conta a performance durante o ano civil. Ele foi artilheiro do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões, competições em que o Real Madrid foi o campeão.

Se confirmar o favoritismo, ele se tornará o primeiro francês a levar para casa a Bola de Ouro desde Zinedine Zidane em 1998. E o segundo a quebrar a hegemonia da dupla Messi/Cristiano Ronaldo, iniciada em 2008 – o português ganhou em 2008, 2013, 2014, 2016 e 2017 e o argentino levou a melhor em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. O primeiro a desbancar a dupla foi croata Luka Modric, em 2018.

Três brasileiros estão entre os postulantes ao prêmio: o atacante Vinícius Júnior, do Real Madrid; o volante Casemiro, hoje no Manchester United, mas que disputou a temporada passada pelo Real; e o também volante Fabinho, do Liverpool.

Com chances menores, mas também cotados para faturar o prêmio principal estão outro francês, Mbappé, e o polonês Lewandowski. Atualmente atacante do Barcelona, Lewa não esconde a frustração pelo cancelamento do prêmio em 2020, quando era superfavorito, por causa da pandemia. Tanto que trata a cerimônia de hoje com ironia. “Karim é um dos favoritos (para ganhar o prêmio). Desde que não cancelem a cerimônia”, debochou na semana passada.

Hoje serão distribuídos outros prêmios. O Troféu Lev Yashin, para o melhor goleiro, tem dois brasileiros, Alisson e Ederson, concorrendo. A espanhola Alexia Putellas é a maior candidata ao prêmio de melhor jogadora. E pela primeira vez será atribuído o Prêmio Sócrates, em homenagem ao craque brasileiro, para jogadores comprometidos com projetos sociais e de caridade.

SEPARAÇÃO

Criado em 1956 pela publicação francesa, o Bola de Ouro não tem atualmente ligação com o The Best, da Fifa, que coroa o melhor jogador do mundo. Os dois prêmios estiveram unificados entre 2010 e 2015, mas desde o ano seguinte estão caminhando separadamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?