Jovens de projeto social treinam futebol em oficina do Real Madrid
De segunda (11/7) a sexta-feira (15), 210 crianças e adolescentes carentes tiveram a oportunidade de conhecer as técnicas do time espanhol no Centro de Treinamento do Brasiliense
atualizado
Compartilhar notícia
Em um mundo no qual barreiras econômicas e sociais afetam diariamente a vida de crianças e adolescentes, cerca de 210 pequenos futebolistas brasilienses tiveram a oportunidade de sonhar mais alto. Durante uma semana, eles treinaram com técnicos de um dos maiores times de futebol do mundo, o Real Madrid, da Espanha, e puderam ter esperanças de um futuro promissor no universo da bola.
Os jovens, de 8 a 17 anos, treinam em sete dos 11 Centro Olímpicos do Governo do DF. Nesses locais, são oferecidas 40 modalidades esportivas a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. Desde segunda-feira (11/7), os 210 inscritos participam de uma edição social da Clínica de Atletas do Real Madrid, oferecida gratuitamente aos estudantes, no Centro de Treinamento do Brasiliense. Durante os cinco dias, eles treinaram com três técnicos das categorias de base do clube espanhol e com professores auxiliares, no mesmo local onde treinam atletas profissionais.Nesta sexta-feira (15), os treinos foram finalizados, e as crianças receberam, em clima de festa, o diploma de graduados na arte do futebol. Um deles era Júlio César Santos, 12 anos, que afirma ter aprendido muito sobre dribles e domínio de bola durante os treinos. “Jogo futebol desde os sete anos e acho o melhor esporte”, afirma o pequeno, que pretende ser jogador profissional do Corinthians, o time do coração.
Para o ex-jogador Romualdo Dantas, que já fez parte do elenco de clubes como Ponte Preta e Figueirense, e hoje é gerente do Centro Olímpico da Estrutural, o treinamento com o Real Madrid “amplia os sonhos e faz as crianças perceberem que as conquistas são possíveis”. O professor também destacou o poder social do treinamento: “A criança vem da Estrutural, onde enfrenta diversas barreiras sociais e econômicas, e aqui ela pode sair dessa realidade”.
Uma das alunas de Romualdo é Ana Júlia Rodrigues, de 10 anos, que fazia parte da pequena mas expressiva cota de meninas durante o treinamento. “O futebol me atrai mais que todos os outros esportes. Comecei a treinar há pouco tempo, mas já aprendi muitas coisas e estou gostando muito”, afirma.
José Loureiro, diretor da Intersport e um dos coordenadores da Clínica de Atletas do Real Madrid, comemora a iniciativa. “Ficamos muito felizes em realizar o sonho dessas crianças e fiquei impressionado com o carinho e a educação que elas apresentaram”, finaliza. Da capital federal, o grupo responsável pela oficina segue para Florianópolis, onde também vai fazer uma oficina com crianças de projetos sociais.
Após uma semana de treinos, uma coisa é certa: o amor dos jovens pelo esporte só cresceu. Pelo menos é o que se pode inferir da alegria do pequeno Kelvin de Sá, 10 anos, que treina no Centro Olímpico de Samambaia. “Me sinto muito orgulhoso de poder treinar com técnicos do mesmo time que o Cristiano Ronaldo”, conta o menino, que, por enquanto, só vê uma opção para o futuro: ser jogador de futebol.