metropoles.com

John Textor é processado por VAR de Botafogo e Palmeiras de 2023

Rafael Traci, árbitro de vídeo da vitória do Palmeiras diante do Botafogo por 4 x 3, pede R$ 100 mil e retirada de postagens de John Textor

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
John Textor, dono da SAF do Botafogo - Metrópoles
1 de 1 John Textor, dono da SAF do Botafogo - Metrópoles - Foto: Reprodução

A histórica virada do Palmeiras diante do Botafogo, em 2023, por 4 x 3, ganhou mais um capítulo. Dessa vez, Rafael Traci, árbitro de vídeo do duelo, está processando John Textor por danos morais após o dirigente do Glorioso acusar o VAR de manipulação.

Rafael Traci entrou com a ação contra o mandatário Alvinegro nesta quinta-feira (25/7), na 4ª Vara Cível de Curitiba. A defesa do árbitro alega que, nas postagens feitas por John Textor no Instagram, atacaram a honra de Traci.

“Na data de 05 de junho de 2024, o réu o qual é o sócio proprietário da SAF – Sociedade Anônima de Futebol do time profissional Botafogo de Futebol de Regatas, publicou em suas redes sociais (Instagram) dois vídeo no qual acusa o autor que atuava junto ao VAR do jogo entre o Botafogo e Palmeira pelo Campeonato Brasileiro de 2023, que este teria induzido o arbitro principal à expulsão do jogador Adryelson, situação que teria colaborado para a derrota do Botafogo pelo placar de 4 x 3”.

Processo de Rafael Traci contra John Textor
Rafael Traci processa John Textor por acusação de manipulação

De acordo com a análise de John Textor, na expulsão do zagueiro Adryelson, no segundo tempo de jogo, Rafael Traci não mostrou as melhores imagens ao Bráulio da Silva Machado, árbitro de campo. O dono do Botafogo entende que a expulsão do jogador do Glorioso foi equivocada.

O áudio do vídeo publicado por Textor

“Traci instrui o operador de replay a parar o vídeo em uma “imagem congelada”… para dar a FALSA impressão de que a bola está perfeitamente dominada no pé do jogador do Palmeiras. TRACI manipula o replay do vídeo para que MACHADO veja uma imagem da perfeita posse e controle de bola que, na verdade, NUNCA existiu.

MACHADO confirma sua chegada ao monitor do VAR para ver uma imagem parada que está enganosamente pausada para mostrar posse e controle de bola… mas as condições exigidas pelo DOGSO de posse e controle de bola NUNCA foram configuradas.

Nenhuma das quatro condições de um DOGSO foram atendidas, e o DOGSO exige que TODAS as condições sejam atendidas. Como resultado da manipulação da visualização do vídeo por TRACI para estabelecer de forma enganosa duas condições de DOGSO que NÃO foram cumpridas (posse e controle de bola), MACHADO decidiu confirmar um DOGSO e expulsar o nº 34 Adryelson

Então, além da aparente manipulação de uma “imagem congelada” para mostrar uma posse de bola que não existia, o que o Oficial do VAR TRACI escolheu NÃO mostrar ao árbitro da partida?

Havia um ângulo de câmera melhor para mostrar?

…porque este é o ângulo da câmera que o árbitro de VAR TRACI não permitiu que o árbitro de campo visse.

Isso prova (1) que havia possibilidade de chance domínio da bola por parte do Adryelson, (2), que Adryelson realmente tocou na bola primeira, (3) que não houve posse ou controle da bola pelo jogador do Palmeiras, e (4) que o engano da “imagem congelada” mostrando posse de bola não passou de um breve desvio

O Tribunal de Justiça Desportiva decidiu duas vezes que a decisão do VAR de expulsar o jogador foi um erro, um erro que levou o Palmeiras a superar uma desvantagem de 1 a 3, e vencer o jogo decisivo do campeonato… e transformar uma provável desvantagem de 9 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro em uma desvantagem de 3 pontos.

Resta uma pergunta ao Sr. Traci: Por que a apresentação do vídeo foi manipulada para dar a falsa impressão de posse e controle; e porque a o melhor ângulo não foi compartilhado com o árbitro de campo?

A manipulação da apresentação do vídeo pelo árbitro do VAR Traci claramente destruiu o campeonato de 2023, mas não houve qualquer pedido para que ele esclarecesse as suas ações.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?