metropoles.com

Jogadores da Suíça são investigados pela Fifa por comemoração polêmica

Xhaka e Shaqiri festejaram gols contra Sérvia com gestos imitando bandeira da Albânia, o que pode ser interpretado como provocação política

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Rose/Getty Images
Serbia v Switzerland: Group E – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 Serbia v Switzerland: Group E – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Clive Rose/Getty Images

A Fifa anunciou neste sábado (23/6) que o seu Comitê Disciplinar vai investigar os gestos de Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri nas comemorações dos gols da Suíça na vitória sobre a Sérvia por 2 x 1, na sexta-feira, pelo Grupo E da Copa do Mundo. Ambos os jogadores, que tem origem em Kosovo, fizeram referência à bandeira da Albânia após marcarem os gols suíços.

As comemorações geraram rápida polêmica, ao fim da partida. A imprensa da Suíça, da Albânia e de Kosovo repercutiram os gestos neste sábado. E sérvios se mostraram indignados com os gestos. Xhaka e Shaqiri festejaram seus gols com as duas mãos formando uma águia sobre o peito. A ave aparece na bandeira albanesa.

A Fifa não informou quando o procedimento disciplinar será finalizado. E nem estabeleceu previsão de punição. A entidade condena qualquer manifestação política em campo. A seleção da Suíça não foi denunciada no caso.

Histórico
Xhaka nasceu na Basileia, mas seus pais são de Kosovo. Seu pai foi preso político da ex-Iugoslávia por três anos e meio. Em 1986, ele participou de manifestações contra o governo comunista de Belgrado, hoje capital da Sérvia. O irmão de Xhaka também é jogador de futebol e defende a seleção da Albânia.

Shaqiri é de Kosovo. A Suíça ainda conta com um terceiro kosovar, o volante Behrami, que anulou Neymar no empate por 1 x 1 com a Seleção Brasileira. O meio-campista Blerim Dzemaili completa o quarteto “estrangeiro”, pois é da Macedônia.

A maioria do povo kosovar é de origem albanesa. A região de Kosovo fica dentro do território da Sérvia e declarou independência em 17 de fevereiro de 2008. Os sérvios não reconhecem a independência e consideram Kosovo como parte do país.

A Fifa fez outras denúncias relacionados ao jogo envolvendo suíços e sérvios, pelo mesmo grupo do Brasil. A Sérvia vai encarar um painel disciplinar por conta de manifestações de conteúdo político por parte de sua torcida na Arena Kaliningrado.

Além disso, entidade máxima do futebol vai investigar o técnico da Sérvia, Mladen Krstajic, em razão de declarações dadas ao fim do jogo. A Fifa não revelou o conteúdo destas manifestações.

Outras investigações
A Associação de Futebol da Polônia foi multada em 10 mil francos suíços (cerca de R$ 38 mil) e ainda levou uma advertência devido a faixas de conteúdo “político e ofensivo” exibido por parte de sua torcida na partida contra Senegal, pelo Grupo H.

Já as federações da Argentina e da Croácia vão encarar um painel disciplinar em razão de distúrbios causados por seus torcedores nas arquibancadas do jogo entre as duas seleções, na quinta-feira (21), pelo Grupo D do Mundial – os croatas venceram por 3 x 0 e deixaram o rival sul-americano em situação complicada na chave.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?