Jogador naturalizado na Ucrânia desembarca no Brasil: “Alívio”
Naturalizado ucraniano, Moraes corria risco de ter que atuar na linha de frente durante os conflitos com tropas russas
atualizado
Compartilhar notícia
O jogador brasileiro naturalizado ucraniano, Junior Moraes, de 34 anos, chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (3/3). Junior é um dos últimos jogadores brasileiros a conseguir deixar a Ucrânia. Ele desembarcou no aeroporto internacional de Guarulhos, na grande São Paulo, em voo vindo de Paris, na França.
Moraes corria risco de ter que servir ao exército ucraniano nos conflitos com as tropas russas por ter cidadania ucraniana desde 2019. Justamente por esse motivo, o atacante teve mais dificuldades que os demais brasileiros para deixar o país.
O jogador deixou o país junto com um comboio de outros atletas que atuam por lá. Ele e os outros jogadores permaneceram em um hotel, na capital Kiev, e fugiram rumo à Moldávia.
Ele relatou ao portal ge, sob essa possibilidade de ter que pegar em armas pela Ucrânia.
“Eu não nasci para entrar em zona de confronto de guerra. Eu não sabia se ia sair ou não”, desabafou.
Moraes também se mostrou aliviado em ter reencontrado os familiares.
“Não desejo a guerra para ninguém. Estou feliz por estar com minha família, por abraçá-los. Desde o início, foi só nisso que pensei”, destacou.
Morando na Ucrânia desde 2011, Junior Moraes foi fundamental na hora de ajudar outros companheiros na volta ao Brasil. Em entrevista ao portal, ele deu um depoimento sobre esse auxílio que pode ser dado para quem se encontra em meio à zona de confronto.
“Tem mais brasileiros lá, a guerra continua, estou tentando fazer o máximo para tirar as pessoas de lá, tem famílias ucranianas também precisando de ajuda. De fora, é difícil ajudar, é mais o pessoal local que pode dar um suporte pra gente. Como estou no país há quase 10 anos, conheço muita gente e estou tentando fazer o máximo para poder ajudar”, revelou.
Jogador do Shakhtar Donestsk, Moraes terá que definir os rumos de sua carreira nesta temporada, já que as atividades no país foram suspensas por conta da guerra.
No Brasil, Moraes foi revelado pelo Santos e teve passagens pela Ponte Preta e Santo André. Depois, atuou em equipes da Romênia, Bulgária, China e nas duas principais equipes da Ucrânia, o Dínamo de Kiev e o Shaktar, onde atuava desde 2018.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes