metropoles.com

Izquierdo teve arritmia detectada há 10 anos, diz governo do Uruguai

Zagueiro do Nacional, Juan Izquierdo segue internado por complicações de uma arritmia cardíaca sofrida em campo contra o São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Nacional-URU/Divulgação
Imagem colorida do jogador Juan Izquierdo é clicado durante um de seus jogos pelo Nacional-URU - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do jogador Juan Izquierdo é clicado durante um de seus jogos pelo Nacional-URU - Metrópoles - Foto: Nacional-URU/Divulgação

O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional-URU, que teve uma arritmia cardíaca em partida contra o São Paulo pela Libertadores, foi detectado com a condição médica há pelo menos 10 anos, quando ainda atuava pelo Cerro. A informação é do secretário de Esporte do Uruguai, Sebástian Bauzá, durante entrevista para  a rádio uruguaia Carve Deportiva.

“Há 10 anos, foram feitos exames com o elenco do Cerro, onde jogava o Juan Izquierdo naquele momento. Ele passou por um eletrocardiograma. Juan tinha 17 anos, tinha uma pequena arritmia e foi informado”, disse Bauzá.

Os exames foram feitos pelo projeto governamental Gol para o Futuro, que trabalha com as categorias de base no Uruguai. De acordo com o o secretário de Esporte uruguaio, mesmo que uma arritmia seja detectada, não quer dizer que o atleta tenha que deixar o futebol, mas que precisa buscar um tratamento.

“Há que se controlar, e estamos seguros que os médicos dos diferentes clubes por onde ele passou controlaram isso”, destacou o secretário.

Juan Izquierdo está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o último boletim médico, divulgado na noite de domingo (25/8) o zagueiro uruguaio teve uma piora, com “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”.

Campeonato Uruguaio paralisado

Por conta da situação, envolvendo Juan Izquierdo, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF), suspendeu mais uma vez a rodada do Campeonato Uruguaio.

A entidade máxima do futebol do Uruguai já havia suspendido a rodada do fim de semana, e agora, resolveu que também não haverá os jogos que aconteceriam entre terça-feira (27/8) e quinta-feira (29/8).

Em entrevista à rádio Sport 890, o presidente do Nacional, Alejandro Balbi, declarou que o elenco está abatido com a complicada situação de Izquierdo.

“Nosso plantel está emocionalmente destruído… Não estamos em condições de jogar futebol”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?