metropoles.com

Itália e Argentina travam duelo no retorno da Finalíssima nesta quarta

Após 30 anos, competição coloca frente à frente a campeã da Eurocopa contra a campeã da Copa América em Wembley, na Inglaterra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/twitter
Imagem colorida troféu finalissíma
1 de 1 Imagem colorida troféu finalissíma - Foto: Divulgação/twitter

Nesta quarta-feira (1/6), as 15h45,  Itália e Argentina vão se enfrentar em Wembley no retorno da Finalíssima, competição disputada entre os campeões da Eurocopa e da Copa América. A última edição do torneio aconteceu em 1992.

A competição está marcada desde setembro do ano passado quando a Uefa e a Conmebol, que estão em projeto de cooperação, entraram em um acordo. Além deste ano, a competição também está marcada para acontecer após as Copas América e Eurocopas de 2024 e 2028.

Além de 1992, com triunfo argentino sob a Dinamarca nos pênaltis por 5 x 4 em Mar Del Plata (Argentina), a competição já havia sido disputada também em 1985, quando a França venceu o Uruguai pelo placar de 2 x 0 no Parque dos Príncipes (França).

Na época, a Finalíssima carregava o nome do ex-presidente italiano da Uefa, Artemio Franchi, que faleceu em acidente automobilístico em 1983.

A partida também vai valer como preparação da Argentina para a Copa do Mundo 2022, disputada no Catar. Já a atual campeã da Eurocopa amarga a ausência na Copa pela segunda vez consecutiva.

Argentina

O título da Copa América tirou os Hermanos de uma incomoda fila de 28 anos sem conquistar um título pela seleção principal. O último havia sido a Copa das América de 1993.

Na Copa América disputada em solo brasileiro em 2021, a seleção comandada por Lionel Messi foi campeã de maneira invicta. Foram 7 jogos, 5 vitórias e 2 empates. A Albiceleste deu a volta olímpica em pleno Maracanã,

Messi foi artilheiro com 4 gols e eleito o melhor jogador da competição.

Itália

A seleção Italiana também vinha de uma seca de títulos, não tão extensa quanto da Argentina, mas amargava 15 anos sem troféu. Os italianos aproveitaram o triunfo na Eurocopa, superando os donos da casa, a Inglaterra, para provocar os ingleses dizendo “it´s coming Rome”, referência ao refrão da música dos ingleses “Football is coming home”.

A Itália entrou em campo 7 vezes, tendo 5 triunfos e 2 empates durante a competição. Os dois empates vieram na semifinal e na final, contra Espanha e Inglaterra respectivamente.

Relação com Maradona

O confronto também é muito especial pois proporciona lembranças de Diego Armando Maradona Franco, ídolo máximo da Argentina e figura histórica nos campos italianos.

Em solo italiano, Maradona não é ídolo da Napoli, clube em que fez história e se sagrou como ídolo máximo, e sim de uma cidade inteira. Na época, Diego saiu do Barcelona para chegar a cidade Nápoles e ser apresentado diante de um San Paolo lotado.

Os torcedores Napolitanos depositavam todas as ficha em Pibe, como é conhecido, para obter sucesso no Campeonato Italiano. Pelos italianos, Maradona foi campeão italiano e 1987 e 1990, além dos títulos da Copa da Itália em 1987, Copa da Uefa em 1988/89 e da Supercopa da Itália em 1990.

Quando fazia história em Nápoles, Maradona chegava a glória com a camisa da Argentina. Na Copa do Mundo de 1986, Dieguito comandou a Argentina rumo ao título de campeã do mundo e foi eleito o melhor jogador daquela edição.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?