metropoles.com

Invasão estrangeira: Libertadores pode ter apenas um técnico do Brasil

Com a chegada de Vítor Pereira ao Corinthians, futebol brasileiro poderá ter apenas um técnico na principal competição da América do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VCG/VCG e Wagner Meier via Getty Images
Vítor Pereira e Paulo Sousa, novos treinadores de Corinthians e Flamengo
1 de 1 Vítor Pereira e Paulo Sousa, novos treinadores de Corinthians e Flamengo - Foto: VCG/VCG e Wagner Meier via Getty Images

A temporada do futebol brasileiro ainda está no primeiro mês, mas muita coisa já aconteceu: treinadores demitidos, outros contratados, além de times já soltando o grito de campeão, como foi o caso do Atlético-MG na Supercopa.

No entanto, em meio à troca de comandos técnicos para o ano de 2022, um cenário pouco comum pode se desenhar: o Brasil ter apenas um técnico brasileiro na Copa Libertadores.

Embora o país possa vir a ter oito equipes na frase de grupos (já que Fluminense e América-MG ainda disputam repescagem), até o momento apenas seis equipes estão garantidas: Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fortaleza, Palmeiras e RB Bragantino.

Ocorre que, com as mudanças de técnicos nas equipes durante a passagem de ano, apenas um treinador brasileiro estará garantido na estreia do chaveamento da Libertadores: o jovem Maurício Barbieri, do Bragantino. O profissional é o treinador mais longevo na elite do futebol brasileiro.

Até o mês passado, Sylvinho era outro treinador nascido em terras tupiniquins que poderia disputar a Libertadores, mas a demissão dele e a substituição pelo português Victor Pereira deixou Barbieri sonzinho representando o país pentacampeão mundial.

Mas o movimento que tem preterido treinadores brasileiros em detrimento de estrangeiros começou bem antes, quando Jorge Jesus assumiu o Flamengo e fez história com futebol vistoso e obtendo mais títulos que derrotas. Em 2020, foi a vez do também português Abel Ferreira desembarcar no Palmeiras e levar o time ser bicampeão da Libertadores.

Já em 2021, um dos grandes destaques foi o técnico Juan Pablo Vojvoda. O argentino levou o Fortaleza ao quarto lugar no brasileirão, conseguindo vaga direta na principal competição sul-americana.

Assim, o ano de 2022 começou com várias equipes recorrendo a treinadores estrangeiros, inclusive o Galo, que com a saída de Cuca recrutou El Turco Mohamed, que é argentino, apesar do nome.

Agora resta esperar para ver se Fluminense e América-MG conseguem avançar para a fase de grupos para Abel Braga e Marquinhos Santos fazerem companhia ao solitário Barbieri.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?