Inglaterra x Alemanha: histórico da rivalidade indica favorito na Euro
Valendo vaga nas quartas de final da Eurocopa, as equipes se enfrentam pela 5ª vez em um mata-mata de competições oficiais entre seleções
atualizado
Compartilhar notícia
Inglaterra e Alemanha entram em campo nesta terça-feira (29/6) para um duelo que promete ser mais um grande jogo na história da rivalidade entre esses países no futebol. Valendo vaga nas quartas de final da Eurocopa, as equipes se enfrentam pela 5ª vez em um mata-mata de competições oficiais entre seleções.
Essa rivalidade nasceu em 1966, na Copa do Mundo da Inglaterra. Em 30 de julho daquele ano, ingleses e alemães decidiram o título mundial que foi decidido na prorrogação: 4 x 2 para os donos da casa.
Essa partida marca a primeira e última vez que a Inglaterra venceu a Alemanha em Wembley, palco do jogo desta terça. Na outra ocasião que os times se enfrentaram nesse estádio, a semi da Eurocopa de 1996, terminou 1 x 1 no tempo normal e os alemães venceram nos pênaltis, por 6 x 5.
As duas seleções já se encontraram sete vezes em Euros e Copas do Mundo, sendo duas vezes nas fases de grupos, uma oitavas de final, uma quartas, duas semis e uma final. Veja os números dos confrontos:
7 jogos
2 vitórias da Inglaterra
4 vitórias da Alemanha
1 empate
11 gols da Alemanha
9 gols da Inglaterra
No cenário atual, as seleções passaram por situações diferentes na fase de grupos. A Inglaterra liderou o Grupo D invicta, com dois triunfos e um empate, diante da Escócia, por 0 x 0. Enquanto a Alemanha sofreu para se classificar para o mata-mata no grupo da morte, no qual terminou as três rodadas com uma vitória, um empate e uma derrota.
Colegas nos clubes, rivais nas seleções
É interessante ver quantos jogadores se conhecem nos elencos dos times. Entre os ingleses, Sancho e Bellingham jogam no Borussia Dortmund ao lado de Hummels e Emre Can.
Do lado alemão, Leno defende o Arsenal com Bukayo Saka; Rudiger, Havertz e Werner foram campeões da Champions ao lado de Ben Chillwel, Reece James e Mason Mount; Robin Koch defende o Leeds junto de Kalvin Phillips; e Gundogan divide os vestiários do Manchester City com Kyle Walker, John Stones, Sterling e Phil Foden.
Então, conhecimentos individuais entre os jogadores não vai faltar. Dos 50 convocados, 19 jogam juntos.
Favoritismo
Pegando como base o retrospecto da rivalidade, há uma vantagem histórica para o lado da Alemanha, e as dificuldades enfrentadas na fase de grupos podem ter calejado e preparado a equipe de Joachim Low. Por outro lado, a Inglaterra de Gareth Southgate enfrentará seu primeiro desafio real.
A bola rola às 13h, no estádio de Wembley, em Londres, e o vencedor enfrentará o melhor de Suécia x Ucrânia nas quartas de final. Este outro jogo está com o início previsto para 16h, também desta terça.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles,