metropoles.com

Incansável: aos 43 anos, Formiga disputará sua sétima Olimpíada

A camisa oito da Seleção Brasileira estreou em Olimpíadas em 1996 e disputará sua sétima edição dos Jogos, no Japão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sam Robles/CBF
Formiga
1 de 1 Formiga - Foto: Sam Robles/CBF

O Metrópoles já está no clima dos Jogos de Tóquio e fará uma série com destaques do Brasil que disputarão as Olimpíadas. Contaremos também as histórias de todos os atletas de Brasília que marcarão presença no Japão.

E a série não poderia começar com outro protagonista do Brasil nos Jogos. Aos 43 anos, a incansável operária Formiga vai para sua sétima Olimpíada, quebrando recordes e tentando conquistar sua primeira medalha de ouro com a Seleção Feminina de Futebol.

Incansável

A jovem Mirailde Maciel Mota disputou sua primeira Olimpíada em 1996. Um ano antes, fazia sua estreia em competições internacionais com a Seleção Feminina na Copa do Mundo, na Suécia.

De lá para cá foram pouco menos de três décadas defendendo a amarelinha e seis disputas de Olimpíadas. E Mirailde tornou-se Formiga, titular absoluta da Seleção Brasileira e, mesmo aos 43 anos, é peça fundamental no time de Pia Sundhage.

Em esportes coletivos nos Jogos é a atleta com mais participações nos Jogos. E ao lado de Robert Scheidt, é recordista do Brasil em participações em Olimpíadas.

História

Em 1996, em Atlanta, Formiga viveu sua primeira frustração com a camisa do Brasil. Com a modalidade sendo disputada pela primeira vez nas Olimpíadas, caiu com a Seleção na semifinal para a China, e acabou perdendo a medalha de bronze para a Noruega. Formiga foi titular em todos os jogos.

Mais experiente, partiu para a Austrália no ano 2000 em busca da tão sonhada medalha olímpica. Mas um novo revés na mesma fase da competição anterior, dessa vez para Estados Unidos e Alemanha no terceiro lugar, impediu mais uma vez a realização do sonho.

Medalhas

Quatro anos depois, Formiga seguia titular absoluta, agora com Renê Simões no comando. E desta vez, a medalha olímpica veio. Não da forma desejada, com o tão sonhado ouro, mas com a prata em Atenas, caindo na prorrogação para os Estados Unidos na dourada decisão.

A edição de Pequim marcou a primeira ausência da meio-campista em uma partida do Brasil em Olimpíadas. Formiga recebeu um cartão amarelo no segundo jogo da fase de grupos e foi poupada no terceiro compromisso, retornando no mata-mata. E mais uma vez, o filme se repetiu: nova derrota para os Estados Unidos na final valendo o ouro, também na prorrogação, e sonho mais uma vez adiado.

Em 2012, estava presente na derrota para o Japão nas quartas de final, em Londres. Em 2016, viveu a honra de disputar uma Olimpíada em seu país, caindo para o Canadá novamente nas quartas.

Clubes

A longa e vitoriosa carreira contou com atuações em clubes nacionais e internacionais. Formiga começou a carreira no São Paulo, em 1993, seu time atual.

Defendeu também as camisas de Portuguesa e Santos antes de sua primeira transferência para o exterior. Em 2005 foi para a Suécia, jogar no FC Rosengard. As duas temporadas seguintes seriam no futebol norte-americano.

Em 2007 e 2008, retorno ao Brasil, para Saad e Botucatu. Em 2009, retorno aos Estados Unidos. Duas temporadas depois, voltou ao futebol brasileiro para defender o São José por cinco temporadas. No time paulista, Formiga foi bicampeã da Libertadores e conquistou o Mundial de Clubes.

Após a passagem vitoriosa pelo São José, foi para a França, defender a camisa do poderoso PSG por cinco temporadas, antes de retornar para o São Paulo.

E agora vai novamente em busca do sonho dourado, novamente com a camisa oito da Seleção. E o título olímpico seria literalmente a chave de ouro de uma carreira de dedicação à Seleção Brasileira e para alguém que tanto representa para uma modalidade que ainda não tem o carinho que realmente merece no Brasil.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?