Hora do mata-mata: tudo sobre os confrontos das oitavas da Eurocopa
Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV e os primeiros confrontos serão entre País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de uma fase de grupos que terminou com as emoções à flor da pele, neste sábado (26/6) começam as oitavas de final da Eurocopa e cada jogo é vida ou morte. Agora quem perder dá adeus à competição e quem ganhar dá mais um passo rumo ao título europeu.
Todos os jogos serão transmitidos pelo SporTV e os primeiros confrontos serão entre País de Gales x Dinamarca e Itália x Áustria. No domingo (27/6), é a vez de Holanda x República Tcheca e Bélgica x Portugal; segunda-feira (28/6) tem dois grandes jogos, entre Croácia x Espanha e França x Suíça; e, por fim, terça (29/6), Inglaterra x Alemanha e Suécia x Ucrânia definem os últimos classificados para as quartas de final.
Confira o chaveamento:
🔮 Think you know how it will unfold?
Make you predictions & reply with your bracket! 👇@GazpromFootball | #EUROPredictor | #EURO2020— UEFA EURO 2020 (@EURO2020) June 25, 2021
Lembre como cada seleção chegou no mata-mata, os destaques e quais são os favoritos de cada duelo:
País de Gales x Dinamarca
O time liderado por Gareth Bale medirá forças com a Dinamarca que já conquistou torcidas de todo o mundo com o enredo construído desde o susto passado pelo astro da equipe, Christian Eriksen. Será o combate entre 2º colocados do Grupo A e B.
País de Gales chegou às oitavas após vencer uma partida, empatar outra e perder a terceira. Enquanto os dinamarqueses tiveram apenas uma vitória — a da classificação sobre a Rússia, por 4 x 1, na última rodada — e perderam os outros dois jogos.
Com um gol e uma assistência na copa, Kieffer Moore é o jogador que merece ser observado de perto da equipe galesa. E, Poulsen, autor de dois gols, e Damsgaard, um gol e uma assistência, são os destaques da Dinamarca.
Pela garra e futebol apresentados até então, os companheiros de Eriksen devem brigar pela classificação com mais vontade que os adversários e, na opinião do Metrópoles, são os favoritos do confronto. A bola rola às 13h, na Arena Johan Cruijff, em Amsterdam.
Itália x Áustria
A Itália, uma das três seleções que conseguiram terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, vai encarar a Áustria, 2º colocada do Grupo C, com duas vitórias e uma derrota.
Locatelli, Pessina e Immobile dividem os holofotes da seleção azzura que está enchendo os torcedores de esperança com Roberto Mancini no comando. Enquanto, do lado austríaco, Stefan Lainer, com um gol e uma assistência, é o protagonista num time com Baumgartner, o polêmico Arnautovic e Karim Onisiwo.
Graças ao desempenho e regularidade, todas as fichas do portal serão depositadas na vitória dos italianos. A seleção de David Alaba conseguiu a classificação no mata-mata quase que por obrigação. Num grupo com Holanda, Ucrânia e Macedônia do Norte, a segunda vaga do conjunto estava praticamente garantida para eles. Mas, infelizmente, eles não devem ir além das oitavas.
O apito inicial para esta partida será às 16h, no estádio de Wembley, em Londres.
Holanda x República Tcheca
Outra equipe com 100% na Euro, a Holanda encara a República Tcheca com um favoritismo inquestionável. A equipe sofreu dois gols e marcou oito nas fase de grupos — é o melhor ataque da competição — e os adversários conseguiram a promoção por pouco, em 3º do Grupo D.
A artilharia de Patrik Schick, que fez três gols em três jogos, não deverá ser o suficiente para os tchecos superarem um dos favoritos ao título da Euro. Dumfries, Wijnaldum e Depay, estrelas que estão brilhando mais num elenco cheio de grandes nomes, não terão dificuldades para chegar às quartas.
O jogo está programado para às 13h de domingo, na Puskás Arena, em Budapeste.
Bélgica x Portugal
Bélgica e Portugal protagonizam um dos melhores jogos desta fase. De um lado, De Bruyne, Lukaku e Thorgan Hazard. Do outro, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota e Bruno Fernandes. Futebol de qualidade não vai faltar e a partida está completamente em aberto.
Para chegar até as oitavas, a Bélgica bateu todos os adversários (Rússia, Dinamarca e Finlândia) e fecha o grupo das seleções 100%. Já Portugal, chegou na última rodada sem depender somente de si para avançar e precisou torcer para a Alemanha tirar pontos da Hungria. Os portugueses passaram em 3º colocado do Grupo F, o grupo da morte.
Este combate acontece no domingo, às 16h, no Estádio Olímpico de La Cartula, em Sevilha.
Croácia x Espanha
Outro grande embate, será entre Croácia x Espanha, os vice-líderes dos Grupo D e E. Modric, Perisic e Vlasic, medirão forças com Sarabia, Ferrán Torres e Laporte por lugar nas quartas de final.
Os espanhóis são ligeiramente favoritos apesar de terem sido questionados na primeira fase. Invictos com uma vitória e dois empates, a Fúria só teve um desempenho convincente diante da Eslováquia, quando golearam por 5 x 0.
Os croatas, por sua vez, tiveram um trinfo, um empate e uma derrota, mas carregam a responsabilidade de serem os atuais vice-campeões mundiais e esse espírito pode levá-los adiante na disputa.
O apito inicial deste confronto será na segunda, às 13h, no Estádio Parken, em Copenhague.
França x Suíça
Os franceses que conseguiram passar pelo grupo da morte ilesos, com uma vitórias e dois empates, encaram os suíços que se classificaram em 3º do Grupo A, com um triunfo, uma igualdade e uma derrota.
Não é dúvida para ninguém que a França, atual campeã do mundo e uma das favoritas ao título europeu, é a favorita para chegar às quartas. Diante de Benzema, Griezmann e Mbappé, Shaqiri, Seferovic e Embolo não terão chance.
Este jogo será na Arena Nacional Bucareste, na Romênia, às 16h, na segunda.
Inglaterra x Alemanha
O estádio de Wembley vai se transformar numa arena de gladiadores, na terça-feira, para receber Inglaterra x Alemanha. Sterling, Stones e Kane estarão frente a frente com Muller, Havertz e Kroos, brigando por um lugar nas quartas de final.
Apesar da grandeza dos elencos, o caminho destas seleções não foi de encher os olhos. Os ingleses conseguiram passar em 1º do Grupo D invictos, mas marcaram somente dois gols em três jogos e esta escassez de bola na rede pode fazer falta diante da Alemanha.
O time de Joachim Low, no entanto, também não está aquela máquina que o mundo aplaudiu de pé em 2014. A equipe fez seis gols, mas sofreu cinco nas três partidas da primeira fase, e está demonstrando uma certa fragilidade defensiva. O melhor desempenho foi diante de Portugal, na vitória por 4 x 2, e ainda passou sufoco para conquistar a classificação para o mata-mata, quase perdendo para a Hungria.
A bola rola às 13h, horário de Brasília.
Suécia x Ucrânia
A última vaga nas quartas será definida no combate entre Suécia x Ucrânia. Os suecos surpreenderam na fase de grupos e passaram em primeiro no Grupo E, superando a Espanha, dois pontos na frente e invictos (duas vitórias e um empate). Enquanto os ucranianos terminaram em 3º do Grupo C.
Tendo em vista estes desempenhos, então, não é loucura acreditar que a Suécia será um dos integrantes das quartas de final. No entanto, o encontro entre os artilheiros Forsberg, Yaremchuk e Yarmolenko será um espetáculo à parte.
Este jogo começa às 16h, no estádio Hampden Park, em Glasglow.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.