Henrique Dourado leva maior suspensão da história do Campeonato Chinês
Durante uma partida contra o Wuhan Yangtze Rive, o atacante brasileiro deu uma trombada no árbitro e terminou expulso
atualizado
Compartilhar notícia
Henrique Dourado perdeu a cabeça durante um duelo de sua equipe, o Henan Songshan contra o Wuhan Yangtze Rive, disputado no último domingo (21/8), válido pelo Campeonato Chinês e entrou para a história do futebol daquele país. Isso porque, sem dó e nem piedade, a federação do território asiático concedeu um ano de suspensão ao atacante, além de uma multa de R$ 148 mil.
O ex-Flamengo e Fluminense deu uma trombada, proposital, no árbitro Nieng Ma (Confira o vídeo abaixo). A punição é o dobro da, agora, segunda maior penalidade a um jogador no país. Em 2017, após acertar um pisão no volante belga Witsel, que hoje atua pelo Atlético de Madrid, Qiu Sheng, então atleta do Shangai Shenhua, ficou fora dos gramados por seis meses.
Henrique dourado (ex atacante do Flamengo), foi suspenso por 1 ano por dar esse empurrão no árbitro da partida. Porém, não justifica o que disse esse narrador. pic.twitter.com/OlkePqtcvL
— DORIVAL GÊNIO (@DORIVALGENIO) August 26, 2022
O brasileiro, assim como Henan Songshan, ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Anteriormente, Dourado já teria reconhecido o erro e acabou não treinando na segunda-feira (22/8), dia seguinte ao ocorrido. Entretanto, segundo informações, atleta e clube não esperavam uma punição tão pesada quanto essa.
“Esperamos que todas as partes possam proteger em conjunto a ordem da competição e o ambiente de desenvolvimento do futebol”, se manifestou a Federação Chinesa de Futebol.
O portal chinês Sina.com, o clube de Dourado já estaria buscando um novo atacante e já estaria conformado com a punição. Mesmo com contrato até o fim de 2023, o brasileiro já estaria negociando a saída do Henan. Informações dão conta que a federação chinesa ainda não informou a punição à CBF ou a Fifa, o que poderia fazer com que o atleta pudesse jogar em outro clube.
O site chinês, entretanto, informou que o órgão responsável pelo esporte no país poderia travar as negociações de Dourado para outro clube ao não emitir os certificados internacionais necessários para uma transferência.