Harry Kane: uma vida dedicada ao Tottenham pode acabar com ida a rival
Com alguns empréstimos no meio do caminho, o inglês marcou uma geração de torcedores do Spurs e amantes da Premier League
atualizado
Compartilhar notícia
Harry Kane, 27 anos, dedicou 14 anos da sua vida e da sua carreira como jogador — da formação nas categorias de base até o profissional — às páginas da história do Tottenham. Com alguns empréstimos no meio do caminho, o inglês marcou uma geração de torcedores do Spurs e amantes da Premier League. Esta trajetória está perto do fim.
O atacante virou notícia ao deixar explícita a sua vontade de defender outro clube na próxima temporada. Com contrato para até o fim de junho de 2024, Kane quer ser negociado na próxima janela de transferência, mas não quer parar de disputar a Premier League, e já há possíveis destinos cotados pela imprensa britânica.
Caminhada pelo Spurs
Kane começou no Tottenham ainda na categoria sub-15 e cresceu no clube, mas sua primeira experiência profissional foi no Leyton Orient, em 2010/11. Voltou na temporada seguinte e chegou a jogar seis partidas com o time principal, marcou um gol, e foi emprestado novamente, desta vez para o Millwall. Lá, Harry fez nove gols em 27 jogos, segundo o oGol.
Antes de ter sequência com a camisa dos Spurs passou pelo Norwich City e pelo Leicester na mesmo temporada, em 2012/13, além de ainda ter feito parte da equipe sub-21 do Tottenham na campanha seguinte, quando anotou oito tentos em oito partidas. Depois disso, entrou no time principal e nunca mais saiu.
Daí pra frente ele acumulou prêmios individuais: artilheiro da Premier League em 2015/16 (25 gols) e 2016/17 (29), maior artilheiro do ano de 2017 (56 gols) e Chuteira de Ouro da Copa do Mundo de 2018 (6), que deu a ele um lugar entre os dez candidatos a melhor jogador do mundo naquele ano. Os troféus coletivos, no entanto, só bateram na trave.
Em 2014/15, o Tottenham foi vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, na temporada seguinte, o time terminou a Liga Inglesa em 3º lugar, e em 2016/17 foi 2º colocado e semifinalista da Copa da Inglaterra, assim como na campanha de 2017/18, quando também ficou em 3º na Premier League.
Na temporada de 2018/19 foram vice-campeões da Champions League e semifinalistas da Copa da Liga Inglesa, o que se repetiu em 2020/21.
Possíveis destinos
Cientes do desejo de Kane de permanecer na Premier League, Manchester City, Manchester United e Chelsea são os clubes cotados pelo jornal The Sun para brigar por ele. O time de Guardiola seria o favorito entre eles. Ao lado de Phil Foden e Kevin de Bruyne, Harry seria o atacante ideal para o espanhol, e com a saída de Aguero no fim da temporada, o inglês pode ser a opção perfeita para ocupar o espaço que ficará.
No United, o perfil de líder e o nome conhecido de Kane pode significar muita coisa para o trabalho de Ole Gunnar Solskjaer. Com ele e Cavani o norueguês aumenta as chances de conquistar um grande título.
A ida para os Blues é vista como uma controvérsia pela mídia inglesa, mas não é descartada. Por ser um time de Londres, o jogador não precisaria mudar de cidade e isso pode pesar na sua escolha. Além disso, Thomas Tuchel precisa de um matador e deu uma amostra de que pode chegar à finais de competições importantes. Contudo, o fato do Chelsea ser um grande rival do Tottenham torna um pouco improvável que haja sequer uma negociação entre os clubes.
Fora da Inglaterra, o jornal ainda coloca o PSG e o Real Madrid como opções. Em Paris, seria interessante vê-lo atuando com Neymar e Mbappé, e na Espanha poderia formar uma dupla mortal com Karim Benzema.