Guia do Mundial Sub-17: saiba tudo sobre a competição
A edição 2019 do torneio, que vai até o dia 17 de novembro, contará com 24 equipes divididas em seis grupos
atualizado
Compartilhar notícia
A oitava edição da Copa do Mundo Sub-17 terá início neste sábado (26/10/2019), com dois jogos no Bezerrão, em Brasília, e outras duas partidas no Estádio Olímpico, em Goiânia. O Brasil ganhou o direito de sediar a competição substituindo o Peru que, em fevereiro, anunciou que não teria condições de atender aos requisitos da Fifa para abrigar o torneio.
A edição 2019 do torneio, que vai até o dia 17 de novembro, contará com 24 equipes divididas em seis grupos. Os dois melhores de cada chave e os quatro melhores terceiros colocados se classificam para as quartas de final, disputando partidas eliminatórias até a grande decisão, que ocorrerá no Bezerrão, às 19h, dia 17.
A última campeã do Mundial Sub-17, a Inglaterra, que venceu o torneio de 2017, disputado na Índia, não se classificou para o torneio. Porém, a maior campeã da categoria, com cinco títulos, a Nigéria, estará presente. O Brasil, com três títulos (1997, 1999 e 2003), é o segundo maior vencedor da competição.
Seleção Brasileira
A equipe convocada por Guilherme Dalla Dea conta com grandes promessas das categorias de base dos maiores clubes brasileiros. Talles Magno, do Vasco da Gama, por exemplo, já compõe o elenco profissional do time e irá somar no ataque brasileiro neste Mundial. Ao todo, são 21 jogadores que vêm do Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Athletico-PR, Grêmio, Internacional e Coritiba.
Confira quem são os atletas que representarão o Brasil no Mundial Sub-17 e saiba mais sobre cada um deles com apenas um clique. Basta apertar no nome do jogador para ser direcionado ao perfil dele:
Goleiros
Cristian – Atlético-MG
Marcelo Pitaluga – Fluminense
Matheus Donelli – Corinthians
Defensores
Gabriel Noga – Flamengo
Gustavo Garcia -Palmeiras
Henri – Palmeiras
Luan Patrick – Athletico-PR
Patryck – São Paulo
Renan – Palmeiras
Yan Couto – Coritiba
Meio-campistas
Daniel Cabral – Flamengo
Diego Rosa – Grêmio
Matheus Araújo – Corinthians
Pedro Lucas – Grêmio
Sandry – Santos
Talles Costa – São Paulo
Atacantes
Gabriel Veron – Palmeiras
João Peglow – Internacional
Kaio Jorge – Santos
Lázaro – Flamengo
Talles Magno – Vasco
As sedes
Com a intenção da CBF de realizar a competição em uma única região do país e privilegiar estádios em regiões distantes do eixo Rio-São Paulo, Brasília, Goiânia e Vitória/Cariacica foram as cidades escolhidas para abrigar os jogos do Mundial Sub-17.
Além disso, a CBF também pediu para que as cidades escolhidas não utilizassem os estádios usados por times em competições nacionais, então, nada de Mané Garrincha, Serra Dourada e Barradão.
Confira os quatro estádios que serão utilizados no Mundial Sub-17:
Estádio Bezerrão, no Gama, Brasília
Capacidade: 20.310
Jogos importantes:
Brasil x Canadá (26/10/2019, às 17h)
Brasil x Nova Zelândia (29/10/2019, às 20h)
Dois jogos de oitavas de final (6/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Dois jogos de semifinal (14/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Decisão de terceiro lugar e final (17/11/2019, às 15h e às 19h, respectivamente)
Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, Vitória
Capacidade: 21.000
Jogos importantes:
Espanha x Argentina (28/10/2019, às 17h)
Dois jogos de oitavas de final (7/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Dois jogos de quartas de final (10/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Estádio Olímpico, em Goiânia
Capacidade: 13.500
Jogos importantes:
Angola x Brasil (1/11/2019, às 20h)
Dois jogos de oitavas de final (5/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Dois jogos de quartas de final (11/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Estádio da Serrinha, em Goiânia
Capacidade: 9.900
Jogos importantes:
Dois jogos de oitavas de final (6/11/2019, às 16h30 e às 20h)
Grupos
Grupo A
Angola
Brasil
Canadá
Nova Zelândia
Grupo B
Austrália
Equador
Hungria
Nigéria
Grupo C
Chile
Coreia do Sul
França
Haiti
Grupo D
Estados Unidos
Holanda
Japão
Senegal
Grupo E
Argentina
Camarões
Espanha
Tajiquistão
Grupo F
Ilhas Salomão
Itália
México
Paraguai
Os craques
O Mundial Sub-17 é um excelente torneio para acompanhar os jovens craques que, daqui a poucos anos, estarão brilhando em grandes times e se tornarão as maiores estrelas do futebol mundial. Afinal, entre alguns dos principais craques que desfilaram cedo seus talentos na competição, estão: Ronaldinho Gaúcho, Toni Kross, Cesc Fàbregas, Alessandro Del Piero, Luis Figo, Andrés Inieste, Iker Casillas e Xavi Hernández, entre outros.
Abaixo, o Metrópoles separou cinco jogadores que são candidatos a craques do torneio e deverão ter um brilhante futuro pela frente:
Adil Aouchiche
O meia francês de 17 anos é tratado como craque nas categorias de base do PSG e, apesar da posição, foi o maior artilheiro em uma única edição da Eurocopa juvenil ao marcar nove gols em cinco partidas. O talento é tanto que ele já estreou pelo time principal do maior clube francês da atualidade, em meio a tantos nomes consagrados.
Pedri
Com apenas 16 anos, o meia da seleção da Espanha, que vinha sendo titular absoluto do Las Palmas na segunda divisão espanhola — tendo anotado três gols e três assistências —, chamou tanta atenção que já foi contratado pelo Barcelona, clube que defenderá a partir da próxima temporada.
Matías Palacios
Novo Maradona? Novo Messi? Se conseguir evitar as pressões das comparações, o meia-atacante argentino baixinho de 17 anos tem tudo para estourar. Pelo San Lorenzo, clube que defende, se tornou o jogador mais jovem a atuar pelos profissionais, com 16 anos, quatro meses e 12 dias.
Fernando Ovelar
Com apenas 15 anos, o paraguaio Ovelar é um dos jogadores mais jovens da competição. Ele se tornou famoso mundialmente em novembro do ano passado quando, com apenas 14 anos, marcou um gol no clássico entre Cerro Porteño, seu clube, e o Olímpia. Já está sendo acompanhado de perto por olheiros de Barcelona e Manchester City, entre outros.
Zito Luvumbo
O angolano de 17 anos já estreou até pela seleção principal de seu país. Assim como Ovelar, já é cobiçado por diversos clubes europeus, sendo o principal deles o West Ham, da Inglaterra.
Você sabia?
Desde sua criação, o Mundial Sub-17 tem se notabilizado pelo brilho de várias jovens promessas do futebol. No caso da Seleção Brasileira, então, são muitos talentos que desabrocharam nesta categoria. A Seleção Sub-17 apresentou ao mundo jovens como Alisson, Neymar e Philippe Coutinho (2009), Marquinhos (2011) e Ronaldinho Gaúcho (1997), entre tantos outros talentos.
Duas vezes eleito melhor do mundo, Ronaldinho é, até hoje, o único atleta a ser campeão mundial sub-17 e como profissional. O Mundial Sub-17 apresentou outros talentos que ganhariam a Copa do Mundo, como Iker Casillas, Xavi Hernandez, Gianluigi Buffon e Francesco Totti. Mas nenhum deles conseguiu ser campeão do torneio de base.
Ingressos
Além do site da Fifa, ingressos serão comercializados nas bilheterias dos estádios. Em Brasília,no Bezerrão, a bilheteria funciona de 10h às 18h, em dias sem jogos, e de 10h às 20h, em dias de jogos. Até 23 de outubro, às 12h, os torcedores ainda terão a oportunidade de adquirir ingressos antecipados com 50% de desconto no site e nas bilheterias dos estádios.
Confira, abaixo, mais detalhes sobre os preços: