metropoles.com

Guia do Brasileirão 2021: os favoritos ao título e candidatos ao Z4

O Metrópoles analisou a temporada e te fala quem são os mais cotados a erguer o troféu no fim do ano e os azarentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Vidal / Flamengo
Taça do Brasileirão
1 de 1 Taça do Brasileirão - Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

A 50ª edição do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29/5) com três jogos da primeira rodada: Cuiabá x Juventude, Bahia x Santos e São Paulo x Fluminense. Domingo (30/5), os outros sete jogos fecham a rodada, entre eles o confronto de dois dos favoritos ao título, Flamengo x Palmeiras.

O Metrópoles analisou a temporada e te fala quem são os mais cotados a erguer o troféu no fim do ano e os azarentos que devem brigar pela parte debaixo da tabela. Confira os jogos que abrem a disputa:

Sábado (29/5):

Cuiabá x Juventus, às 19h, na Arena Pantanal

Bahia x Santos, às 20h, no Estádio Pituaçu

São Paulo x Fluminense, às 21h, no Morumbi

Domingo (30/5):

Atlético-MG x Fortaleza, às 11h, no Mineirão

Flamengo x Palmeiras, às 16h, no Maracanã

Ceará x Grêmio, às 16h, na Arena Castelão

Corinthians x Atlético-GO, às 18h15, na Neo Química Arena

Chapecoense x Red Bull Bragantino, às 18h15, na Arena Condá

Athletico-PR x América-MG, às 18h15, na Arena da Baixada

Internacional x Sport, às 20h30, no Beira-Rio

Favoritos

Então bicampeão brasileiro, o Flamengo é um favorito incontestável ao título. Mesmo com a notável irregularidade de Rogério Ceni sob o comando do time, o elenco rubro-negro segue sendo um dos melhores do Brasil e deve se manter entre os primeiros da tabela durante todo o ano.

Na “pré-temporada”, o Mengo conquistou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e classificou-se em primeiro no grupo da Libertadores para as oitavas de final. Mas há alguns fortes candidatos querendo tomar o troféu nacional dos cariocas.

O Atlético-MG, 3º colocado em 2020, trouxe reforços de peso, como Hulk e Nacho Fernández, acrescentando ainda mais talento ao elenco que já contava com Guilherme Arana, Keno, Eduardo Sasha, Júnior Alonso, Igor Rabello, Nathan e companhia, e teve um bom desempenho no ano passado.

E, à frente deste esquadrão, está Cuca, ídolo da torcida atleticana que já está apresenta um trabalho positivo. O Galo fechou a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha — invicto e com 16 pontos —, além de ter conquistado o Campeonato Mineiro.

Fechando o G4 do Brasileirão 2020, estava o São Paulo, que em 2021 quer parar de bater na trave e voltar a erguer troféus. Com Hernán Crespo no comando e novos nomes no elenco, como Miranda, Benítez (ex-Vasco) e Éder, se juntando a Luciano, Dani Alves, Reinaldo e companhia, o tricolor já encerrou um jejum de nove anos sem título.

A conquista do Paulistão foi um marco para os são paulinos que estão otimistas com a campanha no Brasileirão e na Libertadores, na qual o time também está garantido nas oitavas.

O Grêmio há muitos anos mantém um alto nível e sempre aparece entre os primeiros na classificação do Brasileirão. Terminou 2020 em 6º e agora, com Tiago Nunes, as chegadas de Douglas Costa e Rafinha, e os crias da base que estão se destacando neste começo de ano (Brenno, Ferreira, Gui Azevedo e Léo Chu), não deve ser diferente.

Apesar da queda ainda na pré-Libertadores, a equipe é campeã gaúcha e está à frente de muitos times quando o assunto é qualidade, tendo um dos melhores elencos do futebol brasileiro.

O quinto elemento cotado ao título do campeonato é o Palmeiras. Atual campeão da Libertadores, o alviverde deixou escapar três oportunidades de ser campeão em 2021 (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista), mas fez a segunda melhor campanha da Libertadores (15 pontos em seis jogos) e segue sendo um dos mais temidos no Brasil.

Apesar de não ter sido muito ativo na janela de transferências — trouxe apenas o meia Danilo Barbosa por empréstimo do futebol francês —, o time do português Abel Ferreira é o segundo mais valioso do país, com 145,15 milhões de euros (R$ 924,93 milhões) ficando atrás somente do Flamengo, e deve fazer jus a este valor.

Fugindo do rebaixamento

Entre os que subiram para a elite ano passado, Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá, catarinenses e mineiros devem conseguir se manter na Série A ao fim de 2021. Já os gaúchos e os estreantes do Mato Grosso terão mais dificuldades para cumprir essa missão, apesar de terem conseguido reforços interessantes no mercado de transferências. São times que podem surpreender.

Além desses, Atlético-GO, Sport, Fortaleza e Bahia, que chegaram perto da queda em 2020, podem ser vistos na parte debaixo da tabela mais uma vez. O Corinthians também terminou a temporada passada na metade debaixo da classificação (12º) e é um dos grandes em perigo, como ocorreu com Botafogo e Vasco no ano passado — ambos estão na Série B de 2021.

O Timão foi eliminado da Copa Sul-Americana na fase de grupos, do Paulistão na semifinal, segue vivo na Copa do Brasil e vai começar o campeonato com novo treinador. Saiu Vagner Mancini e entrou Sylvinho. O time é bastante contestado e se chegar ao fim das 38 rodadas salvo do rebaixamento será lucro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?