Guia do Brasileirão 2021: os favoritos ao título e candidatos ao Z4
O Metrópoles analisou a temporada e te fala quem são os mais cotados a erguer o troféu no fim do ano e os azarentos
atualizado
Compartilhar notícia
A 50ª edição do Campeonato Brasileiro começa neste sábado (29/5) com três jogos da primeira rodada: Cuiabá x Juventude, Bahia x Santos e São Paulo x Fluminense. Domingo (30/5), os outros sete jogos fecham a rodada, entre eles o confronto de dois dos favoritos ao título, Flamengo x Palmeiras.
O Metrópoles analisou a temporada e te fala quem são os mais cotados a erguer o troféu no fim do ano e os azarentos que devem brigar pela parte debaixo da tabela. Confira os jogos que abrem a disputa:
Sábado (29/5):
Cuiabá x Juventus, às 19h, na Arena Pantanal
Bahia x Santos, às 20h, no Estádio Pituaçu
São Paulo x Fluminense, às 21h, no Morumbi
Domingo (30/5):
Atlético-MG x Fortaleza, às 11h, no Mineirão
Flamengo x Palmeiras, às 16h, no Maracanã
Ceará x Grêmio, às 16h, na Arena Castelão
Corinthians x Atlético-GO, às 18h15, na Neo Química Arena
Chapecoense x Red Bull Bragantino, às 18h15, na Arena Condá
Athletico-PR x América-MG, às 18h15, na Arena da Baixada
Internacional x Sport, às 20h30, no Beira-Rio
Favoritos
Então bicampeão brasileiro, o Flamengo é um favorito incontestável ao título. Mesmo com a notável irregularidade de Rogério Ceni sob o comando do time, o elenco rubro-negro segue sendo um dos melhores do Brasil e deve se manter entre os primeiros da tabela durante todo o ano.
Na “pré-temporada”, o Mengo conquistou a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e classificou-se em primeiro no grupo da Libertadores para as oitavas de final. Mas há alguns fortes candidatos querendo tomar o troféu nacional dos cariocas.
O Atlético-MG, 3º colocado em 2020, trouxe reforços de peso, como Hulk e Nacho Fernández, acrescentando ainda mais talento ao elenco que já contava com Guilherme Arana, Keno, Eduardo Sasha, Júnior Alonso, Igor Rabello, Nathan e companhia, e teve um bom desempenho no ano passado.
E, à frente deste esquadrão, está Cuca, ídolo da torcida atleticana que já está apresenta um trabalho positivo. O Galo fechou a fase de grupos da Libertadores com a melhor campanha — invicto e com 16 pontos —, além de ter conquistado o Campeonato Mineiro.
Fechando o G4 do Brasileirão 2020, estava o São Paulo, que em 2021 quer parar de bater na trave e voltar a erguer troféus. Com Hernán Crespo no comando e novos nomes no elenco, como Miranda, Benítez (ex-Vasco) e Éder, se juntando a Luciano, Dani Alves, Reinaldo e companhia, o tricolor já encerrou um jejum de nove anos sem título.
A conquista do Paulistão foi um marco para os são paulinos que estão otimistas com a campanha no Brasileirão e na Libertadores, na qual o time também está garantido nas oitavas.
O Grêmio há muitos anos mantém um alto nível e sempre aparece entre os primeiros na classificação do Brasileirão. Terminou 2020 em 6º e agora, com Tiago Nunes, as chegadas de Douglas Costa e Rafinha, e os crias da base que estão se destacando neste começo de ano (Brenno, Ferreira, Gui Azevedo e Léo Chu), não deve ser diferente.
Apesar da queda ainda na pré-Libertadores, a equipe é campeã gaúcha e está à frente de muitos times quando o assunto é qualidade, tendo um dos melhores elencos do futebol brasileiro.
O quinto elemento cotado ao título do campeonato é o Palmeiras. Atual campeão da Libertadores, o alviverde deixou escapar três oportunidades de ser campeão em 2021 (Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e Campeonato Paulista), mas fez a segunda melhor campanha da Libertadores (15 pontos em seis jogos) e segue sendo um dos mais temidos no Brasil.
Apesar de não ter sido muito ativo na janela de transferências — trouxe apenas o meia Danilo Barbosa por empréstimo do futebol francês —, o time do português Abel Ferreira é o segundo mais valioso do país, com 145,15 milhões de euros (R$ 924,93 milhões) ficando atrás somente do Flamengo, e deve fazer jus a este valor.
Fugindo do rebaixamento
Entre os que subiram para a elite ano passado, Chapecoense, América-MG, Juventude e Cuiabá, catarinenses e mineiros devem conseguir se manter na Série A ao fim de 2021. Já os gaúchos e os estreantes do Mato Grosso terão mais dificuldades para cumprir essa missão, apesar de terem conseguido reforços interessantes no mercado de transferências. São times que podem surpreender.
Além desses, Atlético-GO, Sport, Fortaleza e Bahia, que chegaram perto da queda em 2020, podem ser vistos na parte debaixo da tabela mais uma vez. O Corinthians também terminou a temporada passada na metade debaixo da classificação (12º) e é um dos grandes em perigo, como ocorreu com Botafogo e Vasco no ano passado — ambos estão na Série B de 2021.
O Timão foi eliminado da Copa Sul-Americana na fase de grupos, do Paulistão na semifinal, segue vivo na Copa do Brasil e vai começar o campeonato com novo treinador. Saiu Vagner Mancini e entrou Sylvinho. O time é bastante contestado e se chegar ao fim das 38 rodadas salvo do rebaixamento será lucro.