metropoles.com

Grêmio leva virada do Del Valle e é eliminado na pré-Libertadores

Tricampeão da Libertadores, o Grêmio amargou sua primeira eliminação na fase prévia da competição na história e vai disputar a Sul-Americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FERNANDO ALVES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Grêmio
1 de 1 Grêmio - Foto: FERNANDO ALVES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grêmio voltou a perder para o Independiente del Valle, novamente por 2 x 1, nesta quarta-feira (14/4), e foi eliminado na pré-Libertadores. Em um roteiro semelhante ao da partida no Paraguai, o time gaúcho começou bem, saiu na frente, mas abusou dos gols perdidos, levou a virada em casa e viu o rival equatoriano se garantir na fase de grupos da principal competição do continente.

Tricampeão da Libertadores, o Grêmio amargou sua primeira eliminação na fase prévia da competição na história e vai disputar a Sul-Americana. O time do técnico Renato Gaúcho, que não pôde comandar a equipe novamente porque ainda se recupera da covid-19, abriu o placar com Jean Pyerre no primeiro tempo e construiu várias oportunidade para ampliar e sacramentar a classificação.

No entanto, abusou dos gols perdidos com Maicon, Ferreira e Diego Souza e foi castigado pelo Del Valle, que balançou as redes em dois lindos gols de Christian Ortíz, o nome da partida. O time do Equador jogou como se estivesse em casa, com intensidade, troca de passes e agressividade desde o início. Também pesou contra o Grêmio a expulsão de Maicon, que levou o segundo amarelo na etapa final, quando o placar marcava 1 x 1.

Reforçado por jogadores importantes, o Grêmio teve uma postura muito diferente no início da decisão em relação à atuação ruim no Paraguai. Começou com muita intensidade e pressionando o rival equatoriano, que, porém, teve a primeira oportunidade, com Montenegro. Aos cinco minutos, o atacante isolou dentro da área

Ferreira foi um dos melhores na etapa inicial. O jovem atacante chegou a balançar as redes aos 14 minutos, após passe de Matheus Henrique, mas a arbitragem anulou o lance por impedimento na jogada. Criticado e especulado fora do Grêmio, Jean Pyerre também estava disposto a mostrar serviço e deu a resposta que dele se esperava, marcando o gol que abriu o placar, aos 22. O meio-campista, elogiado por sua técnica, pegou rebote na entrada da área e chutou de primeira no cantor esquerdo para marcar um belo gol.

O time gaúcho manteve a superioridade e criou mais duas oportunidades claras para ampliar o placar, mas Maicon, aos 34, e Ferreira, aos 37, perderam as chances dentro da área, ambas defendidas pelo goleiro Ramírez.

Nos acréscimos, veio o castigo. Cortez cometeu falta perto da área. Ortíz foi para cobrança e colocou a bola no ângulo de Brenno para empatar o duelo aos 47 minutos. Banho de água fria nos anfitriões em Porto Alegre.

Na volta do intervalo, o Del Valle, que não mudou sua forma ofensiva de jogar depois da saída do técnico Miguel Angel Ramírez para o Internacional, acuou o Grêmio. Embalados pelo gol de empate marcado no fim da primeira etapa, os equatorianos adiantaram as suas linhas e se impuseram física e tecnicamente diante da equipe gaúcha, que se mostrou nervosa, e voltou a perder chances preciosas de gol. Na melhor delas, Diego Souza recebeu boa enfiada de Jean Pyerre, e tentou dar uma cavadinha. O atacante, que costuma marcar em lances semelhantes, exagerou na força e mandou a bola por cima.

Aos 17, Maicon fez falta dura em Faravelli, levou o segundo amarelo do árbitro argentino Patricio Loustau e foi expulso. A equipe equatoriana rapidamente aproveitou a superioridade numérica e virou a partida aos 22 minutos. Se faltou pontaria e eficiência para os atacantes gremistas, sobrou para o Ortíz. O meio-campista foi lançado dentro da área, matou no peito e finalizou com estilo, no canto direito de Brenno, para marcar mais um belo gol em Porto Alegre. Depois, a equipe do técnico português Renato Paiva, com uma proposta de jogo elogiável, que foi implementada há quase dez anos, administrou o resultado com tranquilidade até o apito final.

Vice-campeão da Libertadores em 2016, o Del Valle entra no Grupo A, que tem o atual campeão Palmeiras, Defensa y Justicia, da Argentina, e Universitario, do Peru. A estreia será contra o time argentino, na próxima quarta-feira, às 21h, em casa, ainda sem local definido.

Ficha técnica
Grêmio 1 x 2 Independiente del Valle
Grêmio: Brenno; Felipe Albuquerque, Rodrigues, Kannemann e Cortez; Maicon, Matheus Henrique (Lucas Silva) e Jean Pyerre (Darlan); Alisson (Pepê), Ferreira (Luiz Fernando) e Diego Souza (Ricardinho). Técnico (interino): Alexandre Mendes.
Independiente del Valle: Moisés Ramírez; Hurtado (Landázuri), Schunke, Pacho e Segovia; Pellerano, Vite (Bryan García), Faravelli, Christian Ortíz (Escobar) e Caicedo (Chávez); Montenegro (Murillo). Técnico: Renato Paiva.
Gols: Jean Pyerre, aos 22, e Christian Ortíz, aos 47 minutos do primeiro tempo. Christian Ortíz, aos 20 minutos do segundo tempo
Árbitro: Patricio Loustau (Argentina/Fifa)
Cartões amarelos: Alisson, Cortez, Kannemann, Diego Souza, Pacho, Hurtado
Cartão vermelho: Maicon
Público e renda: jogo sem torcida
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?