metropoles.com

Grêmio é absolvido no STJD em processo por injúria racial

Caso ocorreu no Brasileirão deste ano, na vitória sobre o Fluminense por 5 x 4

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Grêmio/Divulgação
Treino Gremio
1 de 1 Treino Gremio - Foto: Grêmio/Divulgação

Por 5 votos a 2, o Grêmio foi absolvido da acusação por suposta injúria racial contra o atacante Yony González, do Fluminense. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento de recurso do clube gaúcho realizado nesta segunda-feira (08/07/2019) , no Rio de Janeiro, considerou que houve insuficiência de provas na acusação.

Em primeira instância, o Grêmio havia sido condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil por ocasião de uma suposta ofensa (infração ao artigo 243-D) de uma torcedora ao atleta do time carioca, que teria sido registrada pela câmera da Flu TV na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) na vitória por 5 x 4 dos cariocas, válida pelo Campeonato Brasileiro, em 5 de maio deste ano.

Para o relator do processo no Pleno, o auditor Mauro Marcelo de Lima e Silva, faltaram provas consistentes à acusação para que a punição fosse mantida. “A prova da Procuradoria é uma versão editada que se dissipou. Faltou à Procuradoria escutar e auscultar melhor o material e produzir um laudo pericial. Face ao escasso material, faltou um aprofundamento fonético. É evidente que a intolerância e o preconceito devem ser combatidos. Encaminho meu voto no sentido que a condenação deve ser revista”, justificou seu voto.

“Analisamos tudo cuidadosamente e apuramos tudo. O Grêmio teve novamente essa mácula. Trabalhamos muito na prevenção. A absolvição será um estímulo para seguirmos trabalhando”, discursou o diretor jurídico do clube gaúcho, Nestor Hein.

Também fora de campo, o Grêmio obteve, nesta segunda-feira, a regularização do zagueiro David Braz. Com seu nome inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o defensor, que estava no Santos, assim, tem condições de enfrentar o Bahia, pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

Para o jogo, que acontece nesta quarta-feira (10/07/2019), às 19h15, em Porto Alegre, a escalação da equipe comandada por Renato Gaúcho ainda não foi revelada pelo treinador, que comandou treino fechado à imprensa na tarde desta segunda no CT Luiz Carvalho. Já se sabe, porém, que no miolo de zaga o argentino Kannemann, recuperado de uma lesão na vértebra, é opção para atuar ao lado de Geromel.

Na frente, a dúvida é se Everton, que ainda não se reapresentou após participação na Copa América pela Seleção Brasileira, será escalado contra os baianos. Caso não jogue, a opção mais provável para substituí-lo é Pepê, jovem da base do clube.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?