Grêmio bate Guaraní e é mais um brasileiro nas quartas da Libertadores
Tricolor gaúcho bateu novamente o time paraguaio por 1 x 0 e garantiu vaga na próxima fase da competição continental
atualizado
Compartilhar notícia
O Grêmio voltou a vencer o Guaraní na noite desta quinta-feira (3/12) e garantiu um confronto brasileiro nas quartas de final da Copa Libertadores. Em Porto Alegre, o time gaúcho venceu o adversário paraguaio novamente pelo placar de 2 x 0. Nas quartas, a equipe de Renato Gaúcho terá pela frente o Santos, em confronto de tricampeões da competição sul-americana.
Como aconteceu na semana passada, o Grêmio encontrou poucas dificuldades em campo nesta noite, mas encontrou maior resistência por parte do Guarani. Não fosse o gol precoce do time brasileiro, aos 2 minutos de jogo, o duelo poderia ter sido mais complicado, principalmente no segundo tempo.
A partida foi aberta, com chances para os dois lados. O Grêmio chegou a ter um gol anulado antes de selar a partida com gol aos 51 minutos do segundo tempo. Por outro lado, o goleiro Vanderlei fez defesas importantes ao longo da partida.
Com o triunfo, o Grêmio ampliou sua série invicta para 15 jogos, contando outras competições. Agora o time gaúcho espera a definição das datas das quartas de final, a serem definidas pela Conmebol nesta sexta-feira.
O JOGO – Com a vantagem construída no jogo de ida, Renato Gaúcho surpreendeu ao escalar uma equipe mista nesta quinta, algo raro em um duelo de Libertadores. Geralmente, o treinador preserva seus titulares no Brasileirão justamente para ter a melhor formação na competição internacional.
Assim, escalou uma defesa quase toda reserva, compôs um meio-campo misto, com Lucas Silva e deixou Diego Souza no banco. Ferreira, Diego Churín e Pepê formaram o trio de ataque. Ferreira nem estava no planejamento do técnico, mas Luiz Fernando sentiu um desconforto muscular no aquecimento.
E Renato Gaúcho não teve motivo para se arrepender de suas escolhas, até mesmo a escalação de Ferreira. Foi o atacante o autor do primeiro gol da partida, logo aos 2 minutos. A jogada foi iniciada por Jean Pyerre, que acionou Cortez para cruzar na área. O atacante só completou para o gol.
O gol saiu aos 2, mas só foi confirmado aos 7 pelo árbitro de vídeo, que demorou mais que o esperado. Logo após a bola entrar, o árbitro chegou a anular o lance, por impedimento, mas voltou atrás.
Com 3 a 0 no placar agregado, o Grêmio se soltou mais no jogo e parecia até estar em desvantagem tal era o volume de jogo e a disposição de atacar. Jean Pyerre e Pepê comandavam as ações no time gaúcho.
O Guaraní, contudo, não desanimou. Aos 27, em sua primeira chance no ataque, Baez cabeceou com perigo e mandou rente ao travessão. A partir dos 30, o time paraguaio decidiu arriscar mais e o jogo se tornou mais aberto, com chances para ambos os lados. Vanderlei precisou trabalhar para manter a boa vantagem gremista no confronto.
No segundo tempo, o duelo seguiu aberto. A primeira boa chance foi do Grêmio, aos 7, em forte chute de Lucas Silva, dentro da área. O Guaraní respondeu três minutos depois, em finalização de Rodrigo Fernández. Vanderlei fez grande defesa. Aos 18, Isaque mandou para as redes, mas o árbitro anulou o lance após consultar o VAR.
Com bons ataques para os dois lados, o placar parecia prestes a ser alterado a qualquer momento. O Grêmio era superior, mas também sofria com as investidas paraguaias. O Guaraní, contudo, não conseguia diminuir a vantagem do time brasileiro, que seguia em busca do segundo gol.
A situação dos paraguaios ficou mais complicada aos 42, quando Miguel Benítez acertou a mão no rosto de Diego Souza, que entrara minutos antes em campo. O jogador do Guaraní foi expulso
Recuperado do lance, Diego Souza foi o responsável pela assistência do segundo gol da partida. Aos 51 minutos, ele despontou na direita, invadiu a área e deu belo passe para Rodrigues completar para o gol com tranquilidade, selando a vitória e a classificação gremista.