Governo italiano libera clubes para voltar aos treinos a partir de segunda
A decisão provocou confusão e frustração nos times da primeira divisão do Campeonato Italiano
atualizado
Compartilhar notícia
Na última semana, o governo havia dito que atletas de esportes individuais poderiam retomar as suas atividades nesta segunda-feira e os que praticam modalidades coletivas só poderiam retornar no dia 18 de maio.
A decisão provocou confusão e frustração nos times da primeira divisão do Campeonato Italiano, que apontaram que seus jogadores poderiam treinar individualmente em parques públicos, mas não dentro dos centros de treinamento de suas equipes.
“Os atletas, profissionais ou não, de disciplinas individuais ou não, estão autorizados, como todos os cidadãos, a praticar exercício nos espaços públicos ou privados, respeitando as regras de distanciamento social de pelo menos dois metros, assim como a proibição de qualquer aglomeração”, diz o decreto do Ministério do Interior italiano.
Antes da nova decisão do Ministério do Interior, Bologna, Parma e Sassuolo já haviam informado o retorno das atividades marcado para esta semana, aproveitando o decreto do governo da região da Emilia Romagna, aprovado na última quinta-feira (30/04), que permite a reabertura dos centros de treinamentos para atletas profissionais, em conformidade com as regras de distanciamento social.
Os 20 clubes da Serie A italiana estão dispostos a encerrar a temporada em campo. A data de retorno do torneio, suspenso desde 9 de março em razão da pandemia de Covid-19, deve ser anunciada nos próximos dias. Restam 12 rodadas para a competição ser concluída.