metropoles.com

Governo colombiano diz que é improvável receber Seleção Brasileira

O ministro colombiano argumentou que considera arriscado permitir a entrada da delegação brasileira no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fernando Bizerra-Pool/Getty Images
Seleção Brasileira
1 de 1 Seleção Brasileira - Foto: Fernando Bizerra-Pool/Getty Images

A situação das rodadas deste mês das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2022 segue indefinida e o jogo do Brasil contra a seleção colombiana, marcado para o dia 26, pode ser adiado. O ministro da Saúde da Colômbia, Fernando Ruiz Gómez, considera que é improvável que o país libere a entrada de brasileiros em razão da pandemia do coronavírus.

“Hoje seria muito difícil a abertura de qualquer voo do Brasil. Qualquer voo. Não teria como justificar a abertura de um voo fretado frente a outras populações que também tem situações até humanitárias em relação ao Brasil. A epidemiologia não permite isso”, justificou Gómez em entrevista à imprensa local.

O ministro colombiano argumentou que considera arriscado permitir a entrada da delegação brasileira no país principalmente em virtude da variante brasileira do coronavírus, que é mais contagiosa e mais resistente a anticorpos da doença, segundo estudo realizado por cientistas brasileiros e do Reino Unido.

“Temos que fechar esta porta de voos comerciais e fazer todo este esforço. Abrir esta possibilidade de voo fretado seria muito preocupante”, disse o ministro.

O governo colombiano suspendeu voos vindos do Brasil desde o fim de janeiro para evitar a propagação da nova mutação do vírus. Atualmente, boa parte dos países do mundo estão com suas fronteiras fechadas para a entrada de brasileiros.

Com essa proibição, no mês passado, a seleção brasileira masculina de basquete teve sua entrada vetada em Cali para disputar duas rodadas da AmeriCup, uma espécie de Copa América. A equipe enfrentaria o Panamá e o Paraguai nos dias 21 e 22 de fevereiro, respectivamente.

Na ocasião, o Departamento de Epidemiologia da Colômbia enviou um comunicado à Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para explicar a situação. “Em 2021, expedimos a resolução número 080 de medidas preventivas e de controle sanitário de passageiros provenientes do Brasil por conta do novo coronavírus. Considerando a situação da pandemia atual e a emergência de uma variante no Brasil com um comportamento clínico e epidemiológico diferente, e para salvaguardar o direito à saúde, não poderão ingressar no país”, dizia a nota assinada pelo diretor da entidade, Julián Niño.

Neste sábado, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o Conselho da Conmebol devem definir, em reunião virtual, uma solução para a rejeição de clubes europeus em ceder seus atletas para as partidas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Catar em março.

O time do técnico Tite é líder da competição, com quatro vitórias em quatro rodadas. A Colômbia aparece na sétima colocação, com quatro pontos conquistados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?