metropoles.com

Goleiro Jean pode ser julgado nos EUA por agressão à mulher

São Paulo reúne departamento jurídico e quer rescindir contrato com o jogador. O vínculo vai até dezembro de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Goleiro-Jean-do-São-Paulo
1 de 1 Goleiro-Jean-do-São-Paulo - Foto: Reprodução/Instagram

Preso na manhã desta quarta-feira (18/12/2019) em Orlando, na Flórida, o goleiro Jean pode ir a julgamento nos Estados Unidos. Existe a possibilidade de isso acontecer também no Brasil. Ele foi acusado pela própria mulher, Milena Bemfica, de tê-la agredido durante discussão no hotel onde estavam hospedados. O casal e suas duas filhas estavam em férias. O São Paulo acompanha o caso e acena com a possibilidade de rescindir o contrato do jogador de 24 anos – seu vínculo vai até o final de 2022.

Para Jean responder a um processo nos Estados Unidos, Milena Bemfica precisa fazer uma queixa formal mesmo após ter divulgado o vídeo em que relata as agressões. Ela tem três dias para isso. Por se tratar de violência doméstica, considerada uma ação pública incondicionada, o Ministério Público apresenta a denúncia mesmo que a vítima não demonstre interesse em fazê-lo ou se sinta ameaçada.

A advogada Larissa Salvador, que atua nos Estados Unidos pelo escritório Marcelo Leal Advogados, explicou o que pode ocorrer com Jean de agora em diante. “Ele pode pegar pena de um ano de prisão, 12 meses em liberdade condicional e multa de US$ 1 mil [pouco mais de R$ 4 mil]. Jean pode, ainda, ficar em liberdade, mas provavelmente com o passaporte retido nos Estados Unidos”, explicou.

Se o caso não for levado adiante na Flórida, o jogador do São Paulo responderá ao processo no Brasil. É o que explica João Paulo Martinelli, advogado criminalista e professor de direito penal da pós-graduação da Escola de Direito do Brasil. “Ou há o processo lá ou há aqui porque ninguém pode ser processado duas vezes pelo mesmo fato. Para responder de acordo com a lei brasileira, é importante saber pelo laudo o grau da lesão. Há três graus. O leve, com pena de três meses a um ano; grave, com pena de um a cinco anos; e gravíssimo, com pena de dois a oito anos. Como é aplicada a Lei Maria da Penha, podem haver algumas ações como restrição em chegar perto da vítima, por exemplo, e pagamento de pensão.”

7 imagens
Em vídeo no Instagram, ela aparece trancada em um banheiro
Ela afirma que foi agredida
Momentos depois, ela postou uma mensagem
Todo o conteúdo da agressão foi apagado da rede social dela
Mas várias pessoas na internet compartilharam
1 de 7

Milena Bemfica, ex-esposa do goleiro Jean, do São Paulo, acusou o jogador de agressão

Reprodução/Instagram
2 de 7

Em vídeo no Instagram, ela aparece trancada em um banheiro

Reprodução/Instagram
3 de 7

Ela afirma que foi agredida

Reprodução/Instagram
4 de 7

Momentos depois, ela postou uma mensagem

Reprodução/Instagram
5 de 7

Todo o conteúdo da agressão foi apagado da rede social dela

Reprodução/Instagram
6 de 7

Mas várias pessoas na internet compartilharam

Reprodução/Instagram
7 de 7

Milena Bemfica mostrou as marcas da agressão na época

Reprodução/Instagram

Ciente do fato, a diretoria do São Paulo acompanha o caso e está reunida para decidir o futuro do goleiro. A tendência é que ele tenha o contrato rescindido. Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, o clube afirmou que vai aguardar a apuração do caso. “O São Paulo Futebol Clube informa que acompanha o caso envolvendo o atleta Jean Paulo Fernandes Filho e aguarda apuração dos fatos para definir as medidas cabíveis. Em seus quase 90 anos de existência, o São Paulo construiu uma história pautada por princípios sólidos de conduta dentro e fora de campo e não abre mão deles.”

Segundo o Boletim de Ocorrência, Jean agrediu Milena com oito socos e foi algemado pelo Xerife Escritório Policial do Condado de Orange, na Flórida. Além disso, o documento também relata que a mulher se defendeu com uma chapinha de cabelo e feriu o goleiro com o objeto, em ato de legítima defesa. A ficha de Jean está publicada no site do Departamento de Correções do Condado de Orange.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?