metropoles.com

Goleada à vista? Brasil busca vaga antecipada na Copa América 2019

Adversário da noite desta terça-feira, a Venezuela costuma ser presa fácil para a Seleção Brasileira: são 89 gols em 24 jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Brazil v Bolivia: Group A – Copa America Brazil 2019
1 de 1 Brazil v Bolivia: Group A – Copa America Brazil 2019 - Foto: Getty Images

Após a vitória tranquila sobre a Bolívia na estreia na Copa América (3 x 0), a Seleção Brasileira tem, na noite desta terça-feira (18/06/2019), às 21h30, a chance de carimbar a vaga antecipada para as quartas de final da Copa América 2019. O adversário no estádio Fonte Nova (BA) será a Venezuela, eterno freguês do time brasileiro: são 24 partidas disputadas, com 21 vitórias do Brasil, uma do selecionado venezuelano e dois empates.

Não bastasse a superioridade no retrospecto, o torcedor brasileiro tem ainda outros bons motivos para acreditar que verá uma chuva de gols na noite desta terça-feira. O primeiro está ligado à própria fragilidade do rival. Nos encontros anteriores com o Brasil, a Venezuela sofreu incríveis 89 gols e marcou apenas 8. Na estreia na Copa América 2019, por exemplo, o time comandado por Rafael Dudamel foi dominado pelo Peru e saiu no lucro ao empatar por 0 x 0.

Se o ataque venezuelano não inspira confiança, o brasileiro vive momento oposto. Só em 2019, os comandados de Tite entraram em campo cinco vezes e balançaram as redes em 16 oportunidades. Para contribuir com a expectativa de muitos gols, a escalação para o segundo encontro do Brasil com a torcida terá mais vocação ofensiva. Isso porque o meio-campista Arthur está recuperado de dores no joelho direito e substituirá Fernandinho, que tem mais característica de marcação. Essa deve ser a única alteração na equipe brasileira em relação ao time que estreou com vitória contra a Bolívia, na última sexta-feira (14/06).

Ciente de um possível clima de oba-oba que envolve essa partida e de olho na classificação antecipada para as quartas de final da competição, o técnico Tite tentou blindar o elenco e permitiu a entrada da imprensa somente durante 20 minutos — nesse período, os atletas realizaram aquecimento e rodas de bobinho. “O sentido maior não é omitir, o sentido maior é não dar oportunidade de o adversário saber. Vai jogar Neres ou Cebolinha? Vai jogar Fernandinho ou Arthur? Vai ser o Firmino com liberdade maior. Só não queremos facilitar o trabalho do outro lado”, justificou o treinador brasileiro, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (17/06). Instantes depois, porém, Tite confirmou a volta de Arthur.

Treino prejudicado
A última atividade da Seleção Brasileira antes da partida contra a Venezuela foi duplamente prejudicada. O primeiro contratempo ocorreu devido à mudança do local de treino. O trabalho seria inicialmente na Arena Fonte Nova, local da partida, mas foi transferida a pedido do Comitê Organizador da Copa América. A organização alegou que precisava conservar o estado do gramado, alvo de críticas após a partida entre Argentina e Colômbia, na primeira rodada.

O outro empecilho encontrado pelos jogadores foi a forte chuva que caiu em Salvador. Por conta dela, a comissão técnica da Seleção Brasileira optou por segurar a atividade, o que atrasou o treino em 20 minutos.

Nesta quarta-feira à noite a equipe deve viajar para São Paulo, onde no sábado, na Arena Corinthians, enfrenta o Peru, último rival na fase de grupos da Copa América.

 

Jogos em 2019
Brasil 3 x 0 Bolívia 14/06
Brasil 7 x 0 Honduras 09/06
Brasil 2 x 0 Catar 05/06
Brasil 3 x 1 República Tcheca 26/03
Brasil 1 x 1 Panamá 23/03

 

Ficha técnica
Brasil: 
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva, Filipe Luís; Casemiro, Arthur, Philippe Coutinho; Richarlison, David Neres, Roberto Firmino. ​Técnico: Tite
Venezuela:Fariñez; Rosales, Chancellor, Feltscher e Villanueva; Moreno, Herrera e Rincón; Savarino, Rondón e Murillo. Técnico: Rafael Dudamel
Local: estádio Fonte Nova (BA)
Data: terça (18/06/2019)
Horário: 21h30
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Transmissão: TV Globo e SporTV

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?