Futebol feminino: saiba quais são os maiores clubes do mundo
A equipe do Arsenal soma 45 títulos, o Lyon tem apenas 15 anos de existência e venceu 6 Champions e o Frankfurt reina na Alemanha
atualizado
Compartilhar notícia
Na última quarta-feira (26/07/2019), o Real Madrid anunciou que terá uma equipe feminina de futebol na próxima temporada, o que o tornará o time caçula do futebol feminino europeu. Antes dele, o mais recente era o do Manchester United, que mal surgiu e já subiu para a primeira divisão inglesa.
Pegando carona na criação dos Galáticos Femininos, o Metrópoles fez um apanhado sobre o futebol feminino na Inglaterra, França, Espanha e Alemanha, onde os clubes de grandes nomes têm pouco destaque e os humilhados no futebol masculino são exaltados. Stade de Reims da França, e o Athletic Club da Espanha são alguns exemplos. Confira:
INGLATERRA: 35 times jogam nas divisões principais (além dos que também disputam a Copa da Inglaterra).
Principais competições (6): Super League (1ª divisão), Women’s Championship (2ª divisão), Liga Nacional ou Premier League (3ª e 4ª divisão), Copa da Inglaterra Feminina, Copa da Liga Inglesa e a Copa Feminina da Liga.
Arsenal (1987): Atual campeão da primeira divisão feminina, o 3º título da competição.
Títulos (45): Liga dos Campeões (1), Super League (3), Liga Nacional (12), Copa da Liga Inglesa (5), Copa da Inglaterra (14) e Copa Feminina da Liga (10).
Manchester City (1988): Atual campeão da FA’s Cup. Contratou recentemente a artilheira da Inglaterra na Copa, Ellen White (5 gols).
Títulos (6): Premier League (1), Copa da Inglaterra (2) e Copa da Liga Inglesa (3).
Chelsea (1992): Na seleção do país disputando a Copa do Mundo, elas contam com a goleira Carly Telford, Millie Bright, Karen Carney e Fran Kirby. Na Escócia, Erin Cuthbert, na Coreia do Sul, a craque Ji So-Yun, na Noruega, Maren Mjelde e Maria Thorisdottir, e na seleção sueca, Magdalena Eriksson e Jonna Andersson, totalizando 10 jogadoras.
Títulos (4): Premier League (2) e Copa da Inglaterra (2).
Manchester United (2018): Atual campeão da 2ª divisão inglesa, a Women’s Championship. Assim garantiu a vaga na elite do futebol feminino alemão.
Título (1): Women’s Championship (2ª divisão).
FRANÇA: 24 times nas 1ª e 2ª divisão;
Principais competições (3): Liga Francesa 1, Liga Francesa 2 e Copa da França.
Stade de Reims (1970): Tradicional no futebol masculino (desde 1931) e feminino, é o segundo time com mais títulos da Liga Francesa 1 (5). Atual campeão da 2ª divisão, volta à elite.
Títulos (6): Liga Francesa 1 (5) e Liga Francesa 2 (1).
Paris Saint-Germain (1971): Duas vezes vice na Liga das Campeões, vice da Liga Francesa 1 na última temporada e teve a atacante Marie-Antoinette Katoto como a artilheira da competição, com 18 gols, três na frente da jogadora do Lyon, Ada. As brasileiras Cristiane e Formiga atuaram pelo clube. A atacante ficou por duas temporadas e somou 22 gols, sendo sete deles na Liga dos Campeões, números que a colocaram como quem mais marcou pelo time na competição. Já a meia está indo para sua 4ª temporada pelo clube francês.
Títulos (3): Copa da França (2) e Liga Francesa 2 (1).
Guingamp (1973): Chamado de CS Saint-Brieuc de 1973 à 1999, quando passou a ser Saint-Brieuc. Mas este só permaneceu até 2003, quando uma nova mudança tornou o time Stade Briochin. Por fim, em 2009, virou o que é hoje: EA Guingamp (En Avant de Guingamp). Na Copa, tem a goleira Soléne Durand, Laurent e Debever.
Título (1): Liga Francesa 1 (1).
Montpellier (2001): 3º colocado na Liga Francesa 1 da temporada passada, o Montpellier tem três nomes na seleção francesa, Gauvin, Torrent e Karchaoui.
Títulos (5): Liga Francesa 1 (2) e Copa da França (3).
Lyon (2004): Atual campeão da Liga dos Campeões e da Liga Francesa 1. Time que mais venceu todos os campeonatos que já disputou. Emplaca sete jogadoras na seleção francesa: Le Sommer, Delphine Cascarino, Majri, Amandine Henry, Renard, Mbock Bathy e Bouhaddi, Além de três das melhores jogadoras do mundo, Amandine, Ada Hegerberg (fora da Copa por opção) e Dzsenifer Marozsan (Alemanha). Das 19 que compõem o elenco, 13 foram convocadas para suas seleções na Copa do Mundo. Sem contar com a Ada, que negou a convocação para o Mundial.
Títulos (33): Liga Francesa (17), Copa da França (10) e Liga dos Campeões (6).
ESPANHA: 114 times (98 apenas na Segunda Divisão)
Principais competições: Liga Espanhola Feminina, Segunda Divisão da Liga Espanhola, Copa da Rainha e Copa da Catalunha
RCD Espanyol (1970): Ao lado do Barcelona e do Levante, tem 6 títulos da Copa da Rainha, o último conquistado em 2012.
Títulos (12): Liga Espanhola (1), Copa da Rainha (6) e Copa da Catalunha (5).
Barcelona (1988): Maior campeão da Copa da Catalunha. Atual vice-campeão da Liga dos Campeões, perdida diante da equipe do Lyon, é o único time espanhol feminino que chegou próximo de levantar a taça do campeonato. A atacante brasileira Andressa Alves compõe o elenco.
Títulos (19): Liga Espanhola Feminina (4), Copa da Rainha (6) e Copa da Catalunha (9).
Levante (1993): Está entre os grandes do futebol feminino espanhol, brigando pela parte de cima da Liga Espanhola frequentemente, além de ter títulos de expressão.
Títulos (10): Liga Espanhola (4) e Copa da Rainha (6).
Athletic Club (2000): Maior campeão da Liga Espanhola Feminina, o Athletic é um clube novo, mas forte. 2016 foi o último ano de glória, mas nas três Ligas passadas ficou entre os cinco melhores.
Títulos (5): Liga Espanhola (5).
Atlético de Madrid (2001): Atual tricampeão da Liga Espanhola, tem no time a brasileira Ludmila e a artilheira da Espanha na Copa do Mundo feminina e da última edição da Liga Espanhola, Jennifer Hermoso.
Títulos (7): Liga Espanhola (4), Copa da Rainha (1) e Segundo Divisão (2).
ALEMANHA: 26 times nos principais campeonatos
Principais competições: Liga Alemã Feminina 1, Liga Alemã Feminina 2 e Copa da Alemanha.
Turbine Potsdam (1971): Logo atrás do Frankfurt, com seis títulos da Liga Alemã, o Turbine também marca presença na lista de vencedores da Liga dos Campeões.
Títulos (11): Liga Alemã Feminina 1 (3), Copa da Alemanha (6) e Liga dos Campeões (2).
Frankfurt (1998): Segunda equipe feminina que mais vezes conquistou a Liga dos Campeões e que tem a maior artilheira da competição, ao lado da Marta com 20 gols em uma edição, Conny Pohlers, em 2007/08. Além de ser também a maior campeã da Liga Alemã e da Copa da Alemanha.
Títulos (20): Liga Alemã Feminina 1 (7), Copa da Alemanha (9) e Liga dos Campeões (4).
Wolfsburg (2001): Empatado com o Turbine Potsdam com dois títulos na Liga dos Campeões, o Wolfsburg é o atual bicampeão alemão.
Títulos (15): Liga Alemã Feminina 1 (5), Copa da Alemanha (6) e Liga dos Campeões (2).