metropoles.com

Fracasso em estaduais pode prejudicar Botafogo, Corinthians e Santos

CBF mudou critérios de classificação para a Copa do Brasil e fracassos podem custar a vaga de clubes tradicionais no ano que vem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Corinthians Roger Guedes
1 de 1 Corinthians Roger Guedes - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A má fase no começo da temporada 2023 pode custar caro para times tradicionais do futebol brasileiro.

A CBF alterou regras na distribuição de vagas para a Copa do Brasil e clubes como Botafogo, Corinthians e Santos podem ficar de fora da competição em 2024.

O momento ruim dentro de campo começa a se refletir fora dele para Glorioso, Timão e o Peixe. Botafogo e Santos caíram nas fases iniciais do Carioca e do Paulistão, enquanto o Corinthians foi eliminado nas quartas de final para o Ituano, nesse domingo (12/3).

Entretanto, os três times ainda estão vivos no certame em 2023. O Botafogo enfrenta o Brasiliense na segunda fase e o Santos avançou para a terceira fase, onde o Corinthians já se encontra, devido à classificação para a Libertadores deste ano.

Assim, os clubes se agarram na possibilidade de título na atual temporada para assegurar a vaga no ano que vem.

Novos critérios

Nas novas diretrizes, o regulamento agora prevê a definição dos classificados de acordo com as campanhas nos estaduais no ano anterior e não mais seguindo o ranking da CBF.

Assim, os 82 clubes, mais 12 equipes distribuídas entre os participantes da Libertadores, os campeões das Copas do Nordeste e da Copa Verde, Série B e os times que se classificarem pelo Campeonato Brasileiro de 2023, disputam a competição em 2024.

Complicou

Caso se mantenha no 1º lugar do Ranking de Federações da CBF, a Federação Paulista de Futebol (FPF) terá seis vagas no certame nacional.

Quatro vagas vão para os semifinalistas do Paulistão 2023, uma vaga para o campeão da Copa Paulista (disputada por times do interior) e uma vaga para o time melhor colocado na classificação geral do torneio estadual, fora os quatro que disputarem as semifinais.

Eliminado pelo terceiro ano consecutivo na primeira fase do Paulistão, o Santos somou 14 pontos e está bem atrás de outras equipes na classificação geral.

Já o Corinthians fez 22 pontos e fica atrás de times como o São Bernardo, que já foi eliminado, mas fez a segunda melhor campanha do campeonato, com 26 pontos.

Ao Peixe, além do título de 2023, restam mais três caminhos: garantir a classificação pelo Campeonato Brasileiro, terminando na zona de classificação para a Libertadores; se inscrever e conquistar a Copa Paulista ou levantar a taça da Sul-Americana, assegurando um lugar na Libertadores.

O Corinthians segue o mesmo caminho do rival, com exceção do impedimento de poder disputar a Copa Paulista, e diferentemente do Santos, pode garantir um lugar na CB2024 em caso de título da Libertadores.

O Botafogo também tem a alternativa de sagrar-se campeão da Taça Rio, e, em último caso, disputar a Copa Rio no segundo semestre, com equipes de menor expressão no futebol carioca.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?