metropoles.com

Fortaleza encara o Rosario Central e tenta fazer história mais uma vez

Crescendo em competições internacionais, e vice-campeão em 2023, o Fortaleza busca mais uma grande campanha na Copa Sul-Americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Jayo/Getty Images
Fortaleza-Boca-Copa-Sul-Americana
1 de 1 Fortaleza-Boca-Copa-Sul-Americana - Foto: Daniel Jayo/Getty Images

O Fortaleza encara, nesta quarta-feira (21/8), a equipe do Rosario Central, da Argentina, em jogo de volta da Copa Sul-Americana. A partida está marcada para as 19h, na Arena Castelão, na capital cearense.

Mas, se há 10 anos, alguém falasse para um torcedor do Leão do Pici que a equipe estaria lutando de igual para igual com clubes do Brasil e da América do Sul por títulos internacionais, talvez esse torcedor não acreditasse. Contudo, a realidade do clube, que em 2011 quase caiu para a Série D, e em 2017 conquistou o acesso para a Série B, agora é outra.

Em 2018, o Fortaleza garantiu a subida para a Série A do Brasileirão, e já em 2019, conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana. Em 2020, pela primeira vez o Leão do Pici disputaria uma competição internacional.

Na campanha daquela edição da Copa Sul-Americana, o Fortaleza, sob o comando de Rogério Ceni, teve uma campanha modesta e caiu ainda na primeira fase para o Independiente, da Argentina, por 3 x 1 no placar agregado.

Após uma campanha ruim no Brasileirão, quase caindo para a Série B em 2020, o ano seguinte foi de boa campanha, chegando ao 4º lugar do Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga direta para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2022, já com o atual treinador, Juan Pablo Vojvoda. Em um grupo com campeões, como Colo-Colo e River Plate, o Leão avançou para o mata-mata na 2ª posição. Nas oitavas, o Tricolor do Pici foi superado pela equipe do Estudiantes, da Argentina.

A histórica campanha na Sul-Americana de 2023

Em 2023, o Fortaleza marcou mais uma vez a sua presença em competições internacionais. Eliminado na terceira rodada da pré-Libertadores para o Cerro Porteño, do Paraguai, os comandados de Vojvoda “caíram” para a Copa Sul-Americana, e fizeram uma campanha histórica: lideraram um grupo que tinha o San Lorenzo, da Argentina.

Além disso, no mata-mata, bateu Libertad, América-MG e Corinthians, para encontrar a LDU na decisão. Os equatorianos venceram a final, o que não apagou a grande campanha da equipe brasileira, que ficou com o vice-campeonato.

Neste ano, a equipe do Fortaleza faz, mais uma vez, boa campanha na Copa Sul-Americana, tendo me vista que garantiu a primeira posição do seu grupo quando tinha como principal rival o gigante sul-americano Boca Juniors. Agora, o adversários das oitavas é mais um argentino, o Rosario Central. A primeira partida, fora de casa, ficou em 1 x 1, e o Tricolor do Pici luta agora para avançar às quartas e continuar fazendo história.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?