metropoles.com

Fluminense bate o Corinthians e se garante na Copa Sul-Americana

Com a derrota, o Corinthians estacionou nos 56 pontos, foi ultrapassado pelo Internacional e encerra a sua participação na oitava colocação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Fluminense x Corinthians 08/12/2019
1 de 1 Fluminense x Corinthians 08/12/2019 - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O Fluminense derrotou o Corinthians por 2 x 1, neste domingo (08/12/2019), na Arena Corinthians, em São Paulo, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou a vaga restante para a edição de 2020 da Copa Sul-Americana. O time carioca terminou a competição com 46 pontos, na 14ª colocação, três à frente do Botafogo, que empatou por 1 x 1 contra o Ceará.

Com a derrota, o Corinthians estacionou nos 56 pontos, foi ultrapassado pelo Internacional, que venceu o Atlético-MG por 2 x 1, e encerra a sua participação na oitava posição, classificado para as fases preliminares da Copa Libertadores.

O destaque da partida foi o atacante Evanilson, que marcou os dois gols do Fluminense no primeiro tempo. Artilheiro do Campeonato Brasileiro Sub-20, o atacante de 20 anos iniciou um jogo profissional no time titular pela primeira vez. Gustavo descontou para o Corinthians na etapa final.

A partida marcou ainda a “despedida” do técnico interino Dyego Coelho. Ele será substituído por Tiago Nunes, ex-Athletico-PR, contratado há um mês, que começará seu trabalho em janeiro. Em oito partidas no comando do Corinthians, Coelho conquistou três vitórias (Fortaleza, Avaí e Ceará), dois empates (Palmeiras e Internacional) e perdeu três vezes (Botafogo, Atlético-MG e Fluminense).

O Fluminense mereceu a vantagem parcial no primeiro tempo. De olho na última vaga para a Sul-Americana, o time carioca encarou o confronto com mais seriedade, demonstrou segurança no setor defensivo e eficiência nas oportunidades de gols criadas: das três chances reais que teve, colocou a bola dentro do gol de Cássio por duas vezes.

Sonolento, com dificuldades para encaixar a marcação e sem criatividade no setor ofensivo, o Corinthians escapou de uma derrota ainda pior na etapa inicial. Já classificado à Libertadores e sem maiores pretensões na tabela de classificação, o clube paulista demonstrou um futebol bem abaixo das últimas apresentações.

O primeiro gol do Fluminense saiu logo aos sete minutos. Após cruzamento de Nenê pela direita, Evanilson se antecipou a Marllon e, na linha da pequena área, tocou com o pé direito, vencendo Cássio. Aos 13, o time carioca quase ampliou, depois que Nenê cobrou escanteio e Nino, se aproveitando de uma desatenção da zaga corintiana, cabeceou com perigo sobre o travessão.

Mesmo em vantagem no placar, o Fluminense não abriu mão do ataque, esteve superior ao Corinthians e chegou ao segundo gol aos 27 minutos, com Evanilson mais uma vez e a interferência do VAR. Após receber passe de Marcos Paulo, o atacante acertou um belo chute no canto esquerdo de Cássio, que ficou estático no centro do gol assistindo a bola balançar as redes. O auxiliar chegou a invalidar o lance, anotando impedimento, mas após consulta ao árbitro de vídeo, o gol foi validado pelo catarinense Rodrigo D´Alonso Ferreira.

Insatisfeito com o futebol de baixo nível técnico apresentado pelo Corinthians, Dyego Coelho fez duas alterações no intervalo: sacou Júnior Urso e Carlos Augusto e colocou em campo Jadson e Lucas Piton, respectivamente. Com as alterações e uma mudança de postura, o time melhorou em campo, adotou um esquema mais ofensivo e empurrou o Fluminense contra o seu campo. Chegou três vezes com perigo e obrigou o goleiro Marcos Felipe a trabalhar.

Coelho ainda tirou o argentino Boselli e mandou Gustavo a campo. Quatro minutos depois de entrar no gramado, o Corinthians diminuiu a diferença, aos 17. Após bom cruzamento de Lucas Piton pela esquerda, Gustavo subiu mais que Igor Julião e cabeceou no canto direito, marcando seu 15º gol na temporada.

Aos 31 minutos, o Corinthians teve um pênalti a seu favor, depois que Marcos Felipe derrubou Jadson dentro da área. Mas o lance foi anulado com a interferência do VAR, que anotou uma falta de Janderson na origem do ataque.

Até o final da partida, o Corinthians continuou em busca do gol de empate, mas não teve forças parar furar a defesa do Fluminense, que praticamente não atacou na etapa final e segurou a vitória.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?