metropoles.com

Flamengo vira sobre o Fluminense e conquista 34º título carioca

O Flamengo superou o Fluminense por 2 x 1 no Maracanã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
FLAMENGO E FLUMINENSE
1 de 1 FLAMENGO E FLUMINENSE - Foto: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

De virada, e com um gol aos 50 minutos do segundo tempo, quando o Fluminense não tinha mais nem goleiro em campo, o Flamengo superou o Fluminense por 2 x 1 neste domingo no Maracanã e conquistou seu 34º título carioca. Guerrero e Rodinei marcaram os gols que garantiram a conquista rubro-negra, enquanto Henrique Dourado fez o gol do time tricolor.

Desde o início deste século, em apenas duas ocasiões o time que havia perdido o jogo de ida havia conseguido reverter a vantagem O Fluminense, que havia sido derrotado no jogo de ida, tinha a esperança de melhorar a estatística. Não conseguiu, muito por deixar de aproveitar as próprias chances que criou, especialmente no segundo tempo.

Certo é que a finalíssima do Carioca foi bonita. Com o Maracanã lotado, torcidas entusiasmadas e os dois times propondo jogo, o Fla-Flu foi pródigo em produzir chances de gol. Logo na primeira delas, o placar foi aberto. Aos três minutos, Leo deu leve desvio após cobrança de escanteio pela esquerda e Henrique Dourado cabeceou para colocar o Fluminense na frente.

O gol logo no início acabou fazendo justiça à final como um todo Isso porque no jogo de ida, que fora pior tecnicamente, o Flamengo só saiu vitorioso após uma falha homérica de Renato Chaves. Assim, o 1 a 0 do Fluminense logo no início neste domingo deixou as finais novamente equilibradas.

Posse de bola
Os números do primeiro tempo atestaram isso. Mesmo que o Flamengo tenha tido mais posse de bola, cada uma das equipes teve oito finalizações. Para chegar a elas, o time rubro-negro explorou uma de suas características, a penetração em velocidade, fosse pelos flancos, onde Everton era o mais acionado, fosse pelo meio, onde Guerrero tentava fazer o pivô. Já o Fluminense preferiu as jogadas de bola aérea, sempre perigosas, sobretudo quando visavam Henrique Dourado.

No segundo tempo, o Fluminense voltou melhor. O time passou os primeiros 20 minutos ocupando o campo de ataque, sufocando o Flamengo. Em pelo menos duas oportunidades, uma em chute de fora da área e outra em bola aérea, Muralha precisou salvar.

Vendo que seu time não conseguia reagir, o técnico Zé Ricardo resolveu lançar mão de uma tática que funcionara no meio de semana, pela Copa Libertadores: a inclusão de mais laterais de ofício em campo.

A entrada de Rodinei na vaga de Trauco deu ao Flamengo a opção de jogadas em profundidade, algo que não havia acontecido na primeira metade do segundo tempo. Aos poucos, o Flamengo foi ganhando campo. Até que, aos 39, Rever cabeceou após cobrança de escanteio, Diego Cavalieri bateu roupa e Guerrero, de pé esquerdo, empatou para o rubro-negro.

A festa do Flamengo, que aquela altura já alcançava o resultado que precisava para ser campeão, aumentaria logo depois. Cavalieri foi expulso nos acréscimos, ao sair da área para matar contra-ataque de Rodinei. Como o Fluminense já havia feito todas as substituições, o volante Orejuela acabou indo para a meta. E, aos 50, Rodinei teve novo contra-ataque e, com o volante fora do gol, chutou cruzado para decretar a virada e marcar o gol que selou o 34º título estaual do Flamengo.

FICHA TÉCNICA:

FLAMENGO 2 X 1 FLUMINENSE

FLAMENGO – Alex Muralha; Pará, Rever, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão, Trauco (Rodinei) e Berrío (Gabriel); Everton (Juan) e Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.

FLUMINENSE – Diego Cavalieri, Lucas, Henrique, Renato Chaves e Léo; Orejuela, Wendel (Marcos Júnior) e Sornoza; Wellington Silva (Maranhão), Richarlison (Pedro) e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

GOLS – Henrique Dourado, aos 3 minutos do primeiro tempo; Paolo Guerrero, aos 39, e Rodinei, aos 50 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Wagner do Nascimento Magalhães.

CARTÃO AMARELO – Wellington Silva, Henrique Dourado, Lucas e Léo (Fluminense); Pará e Márcio Araújo (Flamengo).

CARTÃO VERMELHO – Diego Cavalieri (Fluminense).

RENDA – R$ 3.242.130.

PÚBLICO – 58.399 pagantes (68.165 total).

LOCAL – Estádio do Maracanã, no Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?