metropoles.com

Flamengo vence a Portuguesa-RJ de virada em um Maracanã vazio

Em uma de suas piores atuações no ano, o Flamengo esteve neste sábado (14/03) muito perto da derrota para a Portuguesa-RJ

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JORGE RODRIGUES/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO
Flamengo x Portuguesa pela Taça Rio
1 de 1 Flamengo x Portuguesa pela Taça Rio - Foto: JORGE RODRIGUES/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO

Em uma de suas piores atuações no ano, o Flamengo esteve neste sábado (14/03) muito perto da derrota para a Portuguesa-RJ, no estádio do Maracanã, pela terceira rodada da Taça Rio – o segundo turno do Campeonato Carioca -, mas dois gols marcados nos minutos finais deram aos rubro-negros a vitória por 2 x 1 diante de uma multidão de cadeiras vazias, por causa da pandemia do coronavírus – o jogo foi disputado com portões fechados.

A equipe mista escalada pelo técnico português Jorge Jesus conquistou para o Flamengo a sua sétima vitória em sete jogos disputados no Campeonato Carioca desde que o elenco principal estreou na competição, na reta final da Taça Guanabara (primeiro turno). O clube lidera o Grupo A da Taça Rio, com nove pontos, e está muito próximo de uma vaga na semifinal, já que após a atual rodada faltarão apenas duas para o fim da fase de classificação. A Portuguesa-RJ, na mesma chave, continua com três.

Talvez pelas várias modificações no time, talvez pela falta da sempre imponente torcida rubro-negra, o Flamengo começou em ritmo muito lento. Era esperado que o campeão brasileiro e sul-americano encurralasse a Portuguesa-RJ desde o apito inicial, mas não foi isso o que ocorreu.

Foi do modesto time da Ilha do Governador, aliás, a primeira oportunidade de gol do jogo, logo aos seis minutos. O atacante Adriano arriscou um chute da entrada da área, a bola desviou em Rodrigo Caio e passou muito perto da trave.

Nos 10 minutos finais do primeiro tempo, finalmente o Flamengo começou a trocar passes com rapidez e envolver a defesa da Portuguesa-RJ. Não por acaso, o time de Jorge Jesus passou a criar boas oportunidades de gol. Primeiro, Bruno Henrique desferiu uma bela cabeçada e errou o alvo por muito pouco. Depois, Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro tramaram uma jogada de alta classe que foi mal finalizada por Bruno Henrique. O atacante mandou o chute no meio do gol e facilitou a vida do goleiro Milton Raphael.

Assim como no primeiro tempo, a Portuguesa-RJ começou a etapa final dando um susto no poderoso adversário. Depois de aplicar um elástico em Renê, Luís Gustavo acertou um chute firme e só não marcou um golaço porque o goleiro César estragou a sua festa Aos 12 minutos, porém, ele nada pôde fazer quando um chute de Maicon Douglas desviou nas costas de Rafinha e tomou um rumo totalmente diferente. Esse golpe de sorte resultou no gol dos visitantes.

O Flamengo tinha, então, pouco mais de meia hora para evitar a maior zebra do futebol brasileiro neste ano. Só que sobrava pressa e faltava lucidez ao time rubro-negro. Ainda assim, aos 30 minutos, Bruno Henrique perdeu uma chance claríssima quando estava na entrada da pequena área e mandou a bola por cima do gol. O ótimo atacante não estava mesmo em uma boa jornada.

A Portuguesa-RJ ia aguentando a pressão flamenguista enquanto podia, até que não pôde mais. Nos minutos finais, os rubro-negros se instalaram na área adversária e arrancaram dois gols na marra, aos 42 e aos 45. No primeiro tento, Vitinho disparou um chute cruzado, a bola explodiu no zagueiro Marcão e entrou: gol contra. No segundo, Arrascaeta fez o domínio de costas para o gol e girou rapidamente antes de mandar um chute bem colocado, sem chance alguma para Milton Raphael. E, assim, no sufoco, o Flamengo venceu mais uma vez no Campeonato Carioca

Ficha técnica
Flamengo 2 x 1 Portuguesa-RJ
Flamengo: César; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Renê; Willian Arão (Lincoln), Diego (Vitinho), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Pedro (Michael). Técnico: Jorge Jesus.
Portuguesa-RJ: Milton Raphael; Luís Gustavo, Marcão, Dilsinho e Maicon Douglas (Diego Maia); Diego Guerra, Henrique e Romarinho (André Silva); Chay, Adriano e Cafu (Muniz). Técnico: Rogério Corrêa.
Gols: Maicon Douglas, aos 12, Marcão (contra), aos 42, e Arrascaeta, aos 45 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Mauricio Machado Coelho Júnior.
Cartões amarelos: Bruno Henrique (Flamengo); Dilsinho e Henrique (Portuguesa-RJ).
Renda e público: jogo com portões fechados.
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?