Flamengo chega embalado e Vasco minimiza favoritismo do rival
Tanto o confronto de ida, nesta quarta, quanto o jogo de volta, no próximo domingo, acontecerão no estádio do Maracanã
atualizado
Compartilhar notícia
As semifinais do Campeonato Carioca começam oficialmente nesta quarta-feira (16/3), às 20h, com o clássico entre Vasco e Flamengo. De um lado, o time rubro-negro começa a embalar sob o comando de Paulo Sousa e tenta afastar de vez as cobranças da torcida, enquanto o cruzmaltino não se rende perante o favoritismo do rival e promete fazer uma semifinal dura para seguir sonhando com o título estadual. Tanto o confronto de ida, nesta quarta, quanto o jogo de volta, no próximo domingo, acontecerão no estádio do Maracanã.
Flamengo e Vasco voltam a se enfrentar 10 dias após o polêmico clássico que terminou com vitória do time rubro-negro por 2 a 1 pela Taça Guanabara, com gol já na reta final do jogo. O resultado foi crucial para os comandados de Paulo Sousa dispararem na frente do rival e chegarem às semifinais com a vantagem de jogar pela igualdade ao fim dos dois confrontos.
O Maracanã, palco das semifinais do clássico carioca, foi reaberto com gramado novo no último fim de semana em um show do time do Flamengo, que goleou o Bangu por 6 a 0. Vaiado pela torcida no empate contra o Resende no fim de fevereiro, a equipe emendou uma vitória no clássico e uma goleada expressiva para deixar para trás a desconfiança.
Pelo lado do Vasco, os atletas e o treinador estão em sintonia e o discurso parece ser um só: minimizar o favoritismo do rival para buscar a vaga na final do Carioca. O técnico Zé Ricardo disse que o último jogo já ficou para trás e pediu foco total no duelo, falas parecidas com as expectativas do volante Zé Gabriel para o jogo.
“Se quisermos realmente, e queremos, chegar à final do Carioca, vamos ter que passar por esse desafio. A diferença de investimento no momento é considerável. O futebol tem diversos exemplos em que o adversário que não está cotado como favorito – e o favorito é o Flamengo – consegue passar no mata-mata. O Vasco tem que ter uma estratégia de jogo e contar com uma concentração muito alta. Contamos com o apoio da nossa torcida e vamos jogar em um grande palco como o Maracanã”, disse o treinador vascaíno.
“Esse favoritismo deles é justo pelas últimas temporadas, os títulos, mas futebol é jogado. A gente tem que fazer nossa parte Sabemos que será um jogo duro, temos nossa estratégia, são dois jogos, 180 minutos. Contra equipes que têm jogadores qualificados, o que errarmos minimamente, qualquer deslize, pode ser fatal. É um campeonato à parte, são jogos decisivos. É o tipo de jogo que todo mundo quer jogar, jogo grande”, disse o volante Zé Gabriel.
O Vasco confirmou os desfalques de Ulisses e Getúlio no primeiro confronto da semifinal. Ulisses passou por exame e foi diagnosticada uma lesão nos ligamentos do pé esquerdo. O jogador passará por cirurgia e deve perder o restante do estadual. Getúlio tem situação menos grave. O atacante sofreu uma lesão muscular na coxa direita.
O time de Paulo Sousa terá força quase máxima para o confronto desta quarta-feira, contando inclusive com o retorno do zagueiro Gustavo Henrique, que voltou aos treinos após se recuperar de lesão. As únicas baixas para o técnico português são os zagueiros Léo Pereira, suspenso, e Rodrigo Caio, ainda cuidando de uma infecção no joelho.
O Flamengo agiu rápido para regularizar seu novo reforço e o nome do zagueiro Pablo já foi publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF na última segunda-feira. Se Paulo Sousa quiser, o zagueiro já estará disponível para jogar contra o Vasco nesta quarta-feira, antes mesmo de sua apresentação oficial, mas a expectativa é que o zagueiro fique fora dos relacionados para o jogo desta quarta e estreie apenas no jogo de volta.
Autor de dois gols na vitória sobre o Bangu na última rodada, o zagueiro Léo Pereira não atuará no primeiro duelo do clássico. O jogador está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo O atleta comemorou os gols marcados na volta ao Maracanã e disse que espera um jogo difícil contra o rival.
“Essa volta ao Maracanã foi muito importante, ter a energia da nação com a gente. Uma noite histórica, meus primeiros gols no Maracanã. A gente espera um adversário que venha causar dificuldade, mas confiamos bastante no nosso potencial. Vamos bem confiantes para conseguir essa classificação à final”, disse Léo Pereira.