metropoles.com

Finlândia garante vaga para a sua primeira Eurocopa

Com o triunfo desta sexta, a seleção nórdica passou a somar 18 pontos na segunda posição de sua chave e não pode mais ser alcançada pela Gré

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
James Williamson – AMA/Getty Images
Finland v Liechtenstein – UEFA Euro 2020 Qualifier
1 de 1 Finland v Liechtenstein – UEFA Euro 2020 Qualifier - Foto: James Williamson – AMA/Getty Images

A Finlândia garantiu classificação para disputar a sua primeira Eurocopa, nesta sexta-feira (15/11/2019), ao vencer Liechtenstein por 3 x 0, em Helsinque, e assegurar a vice-liderança do Grupo J das Eliminatórias para o torneio continental, cuja próxima edição será realizada em 2020. A ponta disparada desta chave é da Itália, que manteve a sua campanha perfeita ao bater a Bósnia-Herzegovina pelo mesmo placar, fora de casa.

O feito é histórico também pelo fato de que essa também é a primeira vez que o futebol finlandês garante vaga em um torneio do primeiro escalão da modalidade, encerrando década de decepções amargadas em suas tentativas anteriores.

Com o triunfo desta sexta, a seleção nórdica passou a somar 18 pontos na segunda posição de sua chave e não pode mais ser alcançada pela Grécia, que chegou aos 11, no terceiro lugar, ao superar a Armênia por 1 x 0, atuando como visitante, em outro duelo pela penúltima rodada das Eliminatórias.

Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo garantem classificação direta à Eurocopa de 2020. E a conquista da vice-liderança por antecipação veio com a Finlândia abrindo o placar diante de Liechtenstein com um gol de Jasse Tuominen aos 21 minutos do primeiro tempo e depois com Teemu Pukki balançando as redes por duas vezes na etapa final, aos 19 e aos 30.

Esse Grupo J das Eliminatórias da Eurocopa também contou com a Itália derrotando os bósnios com facilidade, na cidade de Zenica, e conquistando a sua nona vitória em nove jogos. Francesco Acerbi e Lorenzo Insigne, com gols marcados aos 21 e aos 37 minutos do primeiro tempo, abriram 2 a 0 para os italianos, que depois selaram o 3 x 0 com Andrea Belotti.

Essa sequência de nove vitórias consecutivas é um recorde da história da seleção italiana, que fechará a sua campanha apenas para fazer festa com a sua torcida na próxima segunda-feira, quando receberá a Armênia em Palermo.

Agora sem chances de ir ao torneio continental como vice-líderes deste Grupo J, armênios e bósnios dividem a quarta posição, com 10 pontos. Liechtenstein, com apenas dois, é o lanterna e terminará sua participação nesta chave do qualificatório na segunda-feira, contra a Bósnia, em casa, assim como no mesmo dia os gregos jogarão em casa diante dos finlandeses.

Grupo D embolado
Em outro duelo do dia pelo qualificatório para a Eurocopa, a Dinamarca massacrou Gibraltar por 6 x 0, em Copenhague, com dois gols de Christian Eriksen, do Tottenham, e ficou na liderança isolada do Grupo D, com 15 pontos.

Mesmo assim, os dinamarqueses ainda não asseguraram classificação à Eurocopa, pois em outro duelo do dia a Suíça superou a Geórgia por 1 x 0, também atuando como mandante, e passou a somar 14 pontos na vice-liderança. E a Irlanda, que tem 12 na terceira posição, não atuou nesta sexta e vai receber a Dinamarca na próxima segunda, em Dublin, em um duelo direto por vaga no torneio continental. Já a Suíça pegará Gibraltar, fora de casa, precisando de uma vitória para assegurar sua ida à competição sem depender do outro resultado que fechará esta chave.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?