metropoles.com

“Finalíssima” entre Itália e Argentina tem data e local revelados

O jogo é parte de uma parceria entre a confederação europeia e a Conmebol, que foi renovado até 2028

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Comemoração da vitória entre Argentina x Brasil, válido pela final da Copa América 2021 no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro 1
1 de 1 Comemoração da vitória entre Argentina x Brasil, válido pela final da Copa América 2021 no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro 1 - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Uefa anunciou nesta terça-feira (22/3), por meio de seu site oficial, a realização e informações sobre a “Finalíssima”, torneio comemorativo entre Itália e Argentina, campeões de seus respectivos continentes. Na Eurocopa, os italianos venceram a Inglaterra nos pênaltis para se sagrarem campeões, já a Argentina derrotou a Seleção Brasileira, no Maracanã, e encerrou seu jejum de duas décadas sem títulos.

O jogo é parte de uma parceria entre a confederação europeia e a Conmebol, que foi renovado até 2028. Além da realização desse primeiro projeto, o acordo também prevê outros eventos entre seleções e clubes da América do Sul e Europa no futuro.

A partida está marcada para ser disputada no Estádio de Wembley, em Londres, no dia 1º de junho, cerca de cinco meses antes da Copa do Mundo no Catar. A Itália decidirá ainda em março se estará ou não no Mundial, após disputar a repescagem europeia, enquanto a Argentina já está classificada.

A identidade visual do torneio, detalhada pela Uefa, representa uma “coroa de louros, que evoca unidade e triunfo”. Também é composto pelas fitas das cores dos participantes: o “Tricolore” da Itália e a “Albiceleste” da Argentina, que se unem em torno do troféu, denominado “CONMEBOL – Taça dos Campeões da UEFA”.

As fitas, destacadas pela Uefa no anúncio, simbolizam “os fortes laços entre a confederações e o seu compromisso com o desenvolvimento do futebol para lá das suas zonas geográficas”.

Não é a primeira vez que um torneio desse tipo acontece. Em 1985 e 1993, Uefa e Conmebol realizaram dois confrontos nos mesmos moldes do que ocorrerá neste ano. Na primeira edição, a França superou o Uruguai, enquanto em 93, Maradona e a Argentina derrotaram a Dinamarca, campeã da Euro em 1992.

“Vinte e nove anos após a última edição, o relançamento deste jogo é fruto da parceria de longa data entre a UEFA e a CONMEBOL, e servirá de catalisador para o desenvolvimento global do futebol – unindo países, continentes e culturas”, afirmou a Uefa em comunicado oficial.

A venda dos ingressos se inicia na quinta-feira, 24, nos sites da Conmebol e da Uefa. Os preços variam entre 25 libras (163 reais) e 99 libras (646 reais).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?