metropoles.com

Final da Copa América marca retorno da Seleção ao Maracanã

Última vez que o Brasil jogou no estádio foi em 30 de junho de 2013, quando derrotou a Espanha por 3 x 0 na final da Copa das Confederações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
maracana_820_gettyimages1
1 de 1 maracana_820_gettyimages1 - Foto: Getty Images

Jogar no Maracanã será novidade para boa parte da Seleção Brasileira no domingo (07/07/2019), na final da Copa América contra o Peru. O estádio mais tradicional do futebol brasileiro perdeu tanto espaço nos últimos anos que a decisão do título marca a estreia no local de alguns jogadores e, de certa forma, até do técnico Tite.

Depois de bater a Argentina por 2 x 0, no Mineirão, e garantir vaga na final, o treinador revelou o quanto esperava pela oportunidade de atuar como técnico da Seleção no Maracanã, algo ainda inédito.

“Eu vou me tornar verdadeiramente técnico da Seleção Brasileira. A ‘boleirada’ sempre fala que só se torna jogador se jogou no Maracanã. É a mesma coisa com treinador. Eu vou trabalhar pela primeira vez como técnico da Seleção no Maracanã”, comentou Tite.

Mesmo jogadores importantes da Seleção atual não tiveram a chance de jogar no mítico estádio. O volante Casemiro, por exemplo, foi revelado pelo São Paulo enquanto o Maracanã passava por obras e não atuou lá. O atacante Firmino deixou o Brasil muito cedo, ainda aos 19 anos, jamais disputou partidas da Série A do Brasileiro e vai pisar pela primeira vez no local na grande decisão.

Outros atletas só estiveram no antigo Maracanã antes da grande reforma realizada para a Copa de 2014. É o caso do meia Philippe Coutinho. “Sou do Rio, estou feliz por voltar a jogar na minha cidade. O Maracanã fica perto do bairro onde nasci [o Rocha]”, comentou.

O lateral Alex Sandro se lembra com detalhes da sensação especial de ter jogado no Maracanã. “Eu fiz uma assistência pelo Santos em um jogo contra o Fluminense. É sempre uma emoção especial jogar no Maracanã. É o estádio em que todos os garotos sonham em um dia jogar”, afirmou.

Histórico
A última vez que a Seleção principal jogou no estádio foi em 30 de junho de 2013. O Brasil derrotou a Espanha por 3 x 0 na final da Copa das Confederações, naquele que foi o último título da Seleção.

A ausência de jogos do Brasil se deve, principalmente, a imbróglios da administração do estádio. O Consórcio Maracanã tentou devolver a gestão ao governo estadual, alegando quebra de contrato. Em grave crise financeira, o estado do Rio se negou a receber de volta.

Sem que os gestores se entendessem, o Maracanã passou a conviver com gramado ruim, ausência de assentos em parte da arquibancada e até furto de material. Assim, a CBF decidiu evitar o estádio. Neste século o Brasil só jogou no Maracanã quatro vezes. No Rio, o time de Tite chegou a fazer um amistoso em janeiro de 2017, contra a Colômbia, realizado no Engenhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?