Filipe Luís faz estreia apagada e Bahia é soberano contra o Flamengo
Gilberto faz 3 gols e tricolor aproveita má atuação da zaga rubro-negra para conquistar a vitória
atualizado
Compartilhar notícia
O Bahia voltou a marcar no Brasileirão após 4 jogos e Gilberto fez hat-trick na vitória do Esquadrão na Arena Fonte Nova, neste domingo, diante do Flamengo. Partida ficou marcada por atuações opostas dos sistemas defensivos. Enquanto o rubro-negro errou repetidas vezes, o tricolor foi impecável e o ataque do time carioca não foi páreo para passar por Douglas, Lucas Fonseca e Juninho.
O camisa 9 da equipe baiana contou com a ajuda do goleiro Diego Alves em um dos 3 gols que marcou e comemorou junto a torcida do Maior do Nordeste os 3 pontos conquistados diante do até então 3º colocado na tabela. Jorge Jesus promoveu a estreia de Filipe Luís na partida, mas o lateral não respondeu à altura das expectativas e foi substituído ainda no início do 2º tempo.
O jogo
Na marca dos 14 minutos, o Flamengo teve as primeiras oportunidades de abrir o placar. Primeiro com Arrascaeta, que recebeu cruzamento de Rafinha e conseguiu o cabeceio para a defesa de Douglas, e na sequência, o uruguaio cobrou o escanteio e Arão, também de cabeça, mandou a bola por cima. O Bahia marcava em cima e dava pouco espaço para o visitante fazer o jogo que gosta, tocando bola até chegar no gol.
Aos 20 minutos, Gilberto conseguiu ir às redes, mas o bandeirinha assinalou impedimento do atacante. O árbitro esperou a confirmação do auxiliar de vídeo para dar seguimento a partida e o VAR deu gol legal para o tricolor baiano. O camisa 9 veio de trás da marcação, ninguém acompanhou e ele bateu de chapa, rasteiro, na saída de Diego Alves.
Dez minutos depois, o espanhol Pablo Marí recuou deixando Diego Alves na fogueira, que tentou dar um chutão para longe, mas errou e a bola caiu no pé de Gilberto, que não perdoou novamente. Bahia fez 2 x 0 e a marcação em pressão fez a diferença no início da partida. No último minuto da primeira etapa, nos acréscimos, Gilberto anotou o 3º dele na partida e do Esquadrão.
O Flamengo teve mais posse de bola (64% contra 36% do mandante), finalizou mais (6 contra 4), mas faltou precisão e efetividade. Os quatro chutes do time baiano foram na direção do gol e apenas um não parou no fundo das redes, enquanto o carioca acertou apenas um no alvo. O dono da casa foi para o intervalo com a vitória bem encaminhada.
2º tempo
Time do Rio de Janeiro voltou para a segunda metade do jogo com sede de gols e Willian Arão arriscou o primeiro chute aos 9 minutos. A bola passou próximo a trave direita do goleiro Douglas e saiu na linha de fundo.
O estreante da tarde, Filipe Luís, saiu na marca dos 10 minutos para a entrada de Renê. Não apareceu muito nos primeiro instantes com a camisa cinza do Flamengo — time entrou em campo com o novo uniforme alternativo neste domingo.
Bahia seguiu pressionando e defendendo bem durante o restante da partida. Aos 39 minutos, Ramires teve boa chance para fazer o 4º, mas pegou muito embaixo da bola e ela saiu por cima. Quatro minutos depois, Reinier fez boa jogada individual, deixou Berrío em condição de diminuir a diferença no placar, mas o colombiano errou a meta.