metropoles.com

Fifa pede liberação de jogadores e quarentena especial ao Reino Unido

Gianni Infantino afirmou que pediu a Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, um regime especial de quarentena para os atletas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthias Hangst/Getty Images
Gianni Infantino Fifa
1 de 1 Gianni Infantino Fifa - Foto: Matthias Hangst/Getty Images

A Fifa se manifestou oficialmente nesta quarta-feira (25/8) em relação à polêmica sobre a recusa de clubes europeus, por enquanto da Inglaterra e da Espanha, na cessão de jogadores para a Data Fifa de setembro, que terá rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Em declaração, o presidente Gianni Infantino afirmou que pediu a Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, um regime especial de quarentena para os atletas que foram convocados por suas seleções.

O protocolo de combate à Covid-19 é o principal argumento dos clubes da Premier League, empresa que organiza o Campeonato Inglês, que divulgaram na terça-feira (24/8) um comunicado informando que não liberarão atletas para atuarem em países que fazem parte da “lista vermelha” em relação à pandemia. O retorno desses jogadores exigiria uma quarentena obrigatória de pelo menos 10 dias, o que desfalcaria os times que os cederem. Os espanhóis da LaLiga adotaram a mesma postura.

“Em relação aos períodos de quarentena que devem cumprir os jogadores que voltam à Inglaterra de países da lista vermelha, contatei por escrito o primeiro-ministro Boris Johnson para solicitar, em especial, que não os prive da oportunidade de representar seus países em partida de classificação para a Copa do Mundo, uma das maiores honras para um jogador profissional. Sugeri que o governo do Reino Unido adote para os próximos períodos internacionais uma estratégia similar à que se aplicou nas datas finais da Euro 2020”, disse Infantino.

No comunicado oficial, o presidente da Fifa diz que o assinto é de “suma urgência e importância”. Infantino ressalta que muitos dos melhores jogadores do mundo jogam na Espanha e na Inglaterra e que esses países também “têm a responsabilidade de preservar e proteger a integridade esportiva das competições em todo o planeta”.

“Juntos, temos mostrado solidariedade e união na luta contra a Covid-19. Portanto, peço que todo o mundo garanto a cessão de jogadores internacionais para a próxima rodada de eliminatórias”, encerrou o mandatário da Fifa.

Brasil e Argentina, que assim como todos os países da América do Sul, estão classificados como “Zona Vermelha” pelo governo britânico. Isso significa que quem entrar na Inglaterra vindo desses países deve cumprir a quarentena.

Caso os times britânicos e espanhóis não liberem os seus jogadores, o técnico Tite pode ter 12 desfalques entre os convocados para enfrentar Chile, Argentina e Peru, entre 2 e 9 de setembro. São eles: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool), Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City), Thiago Silva (Chelsea), Fred (Manchester United), Richarlison (Everton), Raphinha (Leeds United), Casemiro e Eder Militão (Real Madrid) e agora Matheus Cunha (anunciado nesta quarta-feira pelo Atlético de Madrid).

A seleção argentina, que enfrentará o Brasil em São Paulo, também pode enfrentar problemas. O técnico Lionel Scanoli convocou quatro jogadores que atuam na Inglaterra: Emiliano Martínez e Emiliano Buendia (Aston Villa) e Cristian Romero e Giovani Lo Celso (Tottenham). Os argentinos também enfrentam a Bolívia e a Venezuela em setembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?