Fifa impede Bélgica de usar segundo uniforme com palavra “Love”
Segundo a Federação Belga de Futebol, a camisa escrito “Amor” geraria problemas para a Fifa. Sem a palavra, o uniforme passa a ser válido
atualizado
Compartilhar notícia
A Real Federação Belga de Futebol (RBFA) afirmou, nesta segunda-feira (21/11), que a seleção não usará seu uniforme reserva durante a Copa do Mundo.
Após proibição da Fifa do uso da braçadeira com as cores do arco-íris em apoio ao coletivo LGBTQIA+, a Bélgica também não vai usar a camisa de jogo por conter a palavra “Love” (“Amor” em inglês).
Majoritariamente branca, mas com detalhes coloridos nas mangas e nas laterais, a camisa traz a palavra “Love” na gola. Essa menção, segundo a RBFA, geraria problemas para a Fifa.
O veto não deve afetar a Bélgica, pelo menos durante a fase de grupos, por estar previsto que a equipe use em seus três jogos o uniforme número um, de cor vermelha.
“O desenho da camisa foi inspirado nos famosos fogos de artifício do festival de música Tomorrowland e representa os valores comuns de diversidade, igualdade e inclusão”, explicou a federação belga ao apresentar o uniforme em setembro.
Sete seleções europeias anunciaram, nesta segunda-feira (21/11), que seus respectivos capitães não vão utilizar as braçadeiras de apoio à comunidade LGBTQIA+ e contra o preconceito na Copa do Mundo do Catar. De acordo com as federações, o motivo seria evitar que os jogadores sejam alvos de possíveis sanções disciplinares.
“A Fifa foi muito clara. Vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras em campo. Como federações nacionais, não podemos pedir a nossos jogadores que se arrisquem a sanções esportivas, incluindo cartões amarelos”, afirmaram essas sete federações.
“Os jogadores e treinadores da Bélgica são grandes defensores da inclusão e continuarão mostrando seu apoio por outras vias”, disse a RBFA.