Fifa e Uefa suspendem Rússia de competições; país está fora da Copa
Federações confirmaram as sanções nesta segunda-feira (28/2). Decisão elimina seleção da repescagem das Eliminatórias
atualizado
Compartilhar notícia
A Fifa intensificou as sanções direcionadas a Rússia, em resposta aos conflitos deflagrados na Ucrânia na última semana. Nesta segunda (28/2), a entidade máxima do futebol anunciou que a equipe não disputará mais a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, consequentemente, não irá para a disputa do mundial.
Com a decisão, as seleções masculina, feminina e as equipes de base estarão impedidas de competir. O mesmo acontecerá no âmbito dos clubes, já que a Uefa também punirá os clubes russos dentro de suas competições: Champions League, Liga Europa e Conference League. A entidade europeia anunciou ainda que rompeu seu contrato com a Gazprom, empresa estatal russa do setor de gás, que patrocina as competições.
A Rússia poderá recorrer da decisão no Tribunal Arbitral do Esporte.
A decisão da Fifa é semelhante à sanção aplicada pelo COI, nesta segunda, que impede que atletas da Rússia e de Belarus participem de qualquer competição.
A Rússia teria uma partida contra a seleção da Polônia no dia 24 de março, válido pela repescagem das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo. Com a suspensão, a equipe polonesa garantiu a classificação automática.
Um primeiro de pacote de sanções havia sido anunciada no domingo (27/2), mas ainda dava possibilidades de disputa. As primeiras medidas anunciadas previam a proibição da reprodução do hino russo, a proibição no hasteamento da bandeira e de que as equipes nacionais se apresentassem como Rússia, eles teriam que jogar defendendo as cores da “União de Futebol da Rússia”.
Com a decisão desta segunda, toda a atividade de clubes e das seleções que representam a Rússia internacionalmente está interrompido.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes