Fifa anuncia Marrocos como sede do Mundial de Clubes de 2023
O Mundial de Clubes pode colocar, frente a frente, Flamengo e Real Madrid, campeões da Libertadores e da Champions League, respectivamente
atualizado
Compartilhar notícia
Está batido o martelo! Após cogitar o Catar como sede do Mundial de Clubes, a Fifa decidiu que a competição acontecerá no Marrocos. O país, sensação da Copa do Mundo de 2022, foi escolhido após uma reunião realizada nesta sexta-feira (16/12). Flamengo, Real Madrid e outros times já estão garantidos. A entidade máxima do futebol também informou as datas do torneio: de 1 a 11 de fevereiro de 2023.
A escolha pelo país africano se deu por conta da participação do Marrocos na Copa. Após passar em primeiro em um grupo com Bélgica, Croácia e Canadá, a seleção derrotou a Espanha, nos pênaltis, e Portugal, por 1 x 0, antes de cair para a França, nas semis, ao perder por 2 x 0. O desempenho, aliado ao grande envolvimento dos torcedores, garantiram o Mundial no país.
Com a definição do Mundial, outras duas competições podem sofrer alterações. A CBF ainda não bateu o martelo sobre a sede da Supercopa do Brasil, que terá Flamengo e Palmeiras em campo, e deve ser confirmada pela entidade em breve. A Confederação Brasil de Futebol tem proposta para sediar a disputa na Arábia Saudita. Do outro lado, a Conmebol terá que mudar as datas da Recopa Sul-Americana. Marcada inicialmente para os dias 8 e 15 de fevereiro, o torneio vai chocar com a competição da Fifa e deverá ser remanejado em breve.
O mundial
Além de Flamengo e Real Madrid, campeões da Libertadores e da Champions League, respectivamente, outras equipes já estão confirmadas no torneio. O Seattle Sounder, dos Estados Unidos, foi o campeão da Champions da Concacaf, enquanto o Auckland City triunfou na Oceania. Campeão africano, o Wydad Casablanca, do Marrocos, ganha a vaga como anfitrião e abre espaço para o Al-Ahly, do Egito, vice-campeão, atuar como representante do continente.
A última vaga a ser preenchida é da Ásia. O Urawa Reds Diamond, do Japão, espera a definição da melhor seleção da Ásia Ocidental, que conta com três esquadrões da Arábia Saudita, dois do Catar, um do Emirados Árabes Unidos, Uzbequistão e Irã. O campeão será conhecido pouco antes do Mundial.