Fifa amplia suspensão de contratos na Rússia e Ucrânia
Devido aos confrontos, a entidade concedeu permissão para os atletas buscarem novos clubes para fugirem da guerra que envolve os dois países
atualizado
Compartilhar notícia
Devido aos confrontos entre Rússia e Ucrânia, a Fifa vem buscando soluções para os jogadores que atuam em equipes destes países não sejam prejudicados.
Desde fevereiro, quando os conflitos começaram, a Fifa permitiu que os vínculos dos jogadores fossem suspensos para os atletas buscarem outros clubes por período temporário e nesta terça-feira (21/6) a entidade prolongou este período até junho de 2023.
Desta forma, os atletas que estão ligados a equipes russas ou ucranianas, e até mesmo jogadores que já conseguiram novas equipes, terão um tempo maior para desenvolver suas carreiras. A atitude da Fifa é bem vista e é positiva aos atletas que atuam no futebol europeu que podem atuar por mais uma temporada completa no velho continente.
Os profissionais, seja jogador, treinador ou integrante de comissão técnica que não conseguirem novos clubes, estão liberados para seguir em atividade por clubes destes países sem sofrerem qualquer tipo de punição. A medida da Fifa visa o bem estar dos profissionais que querem ficar longe do ambiente hostil de guerra entre os países envolvidos.
A entidade também permitiu que os jogadores menores de 18 anos deixem o país acompanhados de um responsável para atuar por qualquer clube. Normalmente as transferências internacionais envolvendo atletas menores de 18 anos não são permitidas.
A última edição do campeonato ucraniano não chegou a terminar e o país segue sem qualquer tipo de competição no esporte. Porém, na Rússia o campeonato continuou rolando normalmente e já tem previsão de realização para a próxima temporada. De qualquer forma, os russos estão punidos de qualquer competição a nível mundial.
Quer saber tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!