metropoles.com

Ferroviária bate o Corinthians e é bicampeã do Brasileirão Feminino

A equipe de Araraquara (SP) conquistou o segundo troféu do campeonato nos pênaltis, por 4 x 2, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Ferroviária
1 de 1 Ferroviária - Foto: Reprodução/Twitter

A Ferroviária é bicampeã brasileira de futebol feminino. A equipe de Araraquara (SP) conquistou o título ao bater o Corinthians nos pênaltis por 4 x 2, após empate sem gols no tempo normal. A decisão foi disputada neste domingo (29/09/2019) no estádio do Parque São Jorge, em São Paulo, com a presença aproximada de oito mil torcedores. No jogo de ida, na semana passada, houve empate por 1 x 1 na Arena da Fonte Luminosa.

Nas quartas de final e na semifinal, a Ferroviária também avançou na disputa de pênaltis diante de Santos e o catarinense Avaí/Kindermann. A heroína do título foi a goleira Luciana, que fez pelo menos cinco defesas na partida e defendeu o pênalti de Tamires, lateral-esquerda da seleção brasileira. Ingryd perdeu o outro, chutando fora, pelo Corinthians.

A Ferroviária já havia vencido o Brasileiro em 2014. Das sete edições disputadas, seis foram vencidas por clubes do Estado de São Paulo. Centro Olímpico (2013), Ferroviária (2014 e 2019), Rio Preto (2015), Santos (2017) e Corinthians (2018) foram os clubes que levantaram o troféu. Apenas o Flamengo/Marinha-RJ, em 2016, quebrou a hegemonia paulista.

A caminhada foi difícil. Na primeira fase, a equipe comandada pela técnica Tatiele Silveira terminou na sétima colocação, a penúltima vaga na classificação para a segunda fase. No Brasileiro foram sete vitórias, nove empates e cinco derrotas. O time balançou a rede 27 vezes e sofreu 14 gols.

Corinthians e Ferroviária se enfrentaram pela quarta vez consecutiva em um intervalo de pouco mais de 10 dias. Nas semifinais do Campeonato Paulista, disputadas nas últimas quartas-feiras, o time alvinegro levou a melhor ao vencer por goleadas de 4 x 0 e 5 x 1. Os dois clubes agora se preparam para a disputa da Copa Libertadores, em Quito, no Equador, no mês de outubro.

Pressão total
O Corinthians pressionou a Ferroviária desde o início de jogo e antes dos cinco minutos já tinha acertado a trave com Pardal. Giovana Crivelari e Milene tiveram a chance de abrir o marcador para o Corinthians aos 22, mas pararam duas vezes em Luciana.

A Ferroviária, porém, não deixava por menos e respondeu no contra-ataque. Aline Milene invadiu a área e a goleira Lelê defendeu com os pés. O Corinthians fazia um jogo mais propositivo, mas não conseguiu transformar as oportunidades criadas em gol na etapa inicial.

No segundo tempo, o Corinthians, assim como na primeira etapa, buscava o gol. A equipe, porém, esbarrava na falta de pontaria e na forte marcação da Ferroviária. O time alvinegro criou uma série de chances. Aos 23 minutos, Tamires invadiu a área pela esquerda, mas na hora de conclusão bateu na rede pelo lado de fora. Um minuto depois foi a vez de Millene perder chance incrível após lançamento de Tamires.

Além disso, Luciana seguia salvando a Ferroviária. Aos 36 minutos, parou novamente uma chance de Millene, assim como aos 49. O Corinthians ainda tentou nos acréscimos, mas o título acabou definido nos pênaltis.

As corintianas iniciaram a cobrança com Victoria Alburquerque, que confirmou o gol. Tamires chutou e Luciana defendeu a segunda cobrança. Depois Gabi Zanotti converteu e Ingryd chutou para fora. Pela Ferroviária marcaram Luana, Aline Milene, Andreia e Géssica. Final: 4 x 2.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?