Fernando Schimdt, 1º presidente da democracia do Bahia, morre aos 76 anos
O primeiro mandatário a ser eleito por voto direto não resistiu aos problemas neurológicos e convivia há décadas com quadro de diabetes
atualizado
Compartilhar notícia
Fernando Roth Schimdt, ex-presidente do Bahia, morreu na madrugada desta segunda-feira (04/05), em Salvador, aos 76 anos. Ele não resistiu aos problemas neurológicos e convivia há décadas com quadro de diabetes.
A morte foi confirmada pelo tricolor baiano, por meio das redes sociais. O clube recordou títulos e momentos marcantes de Schmidt à frente do Bahia.
Schimdt foi o primeiro presidente da história do Bahia a ser eleito pelo voto direto dos sócios, em 2013. Sob seu comando, o Bahia conquistou o heptacampeonato estadual. Também foi durante sua gestão que o clube iniciou a construção do CT do Fazendão, em 1979.
“Schmidt personificou a democratização do Bahia, unindo os grupos de oposição no seu entorno. Emprestou a sua experiência de vida e futebol pelo propósito de abrir o Bahia para o torcedor. Só quem viveu 2013-2014 sabe o tamanho do desafio que ele precisou enfrentar. Obrigado, Presidente. Seu nome está eternizado na história”, afirmou o vice-presidente do Bahia, Vitor Ferraz.
O ex-presidente acumulou duas passagens pelo Bahia: de 1975 a 1979 e de 2013 a 2014.