Federação Francesa vai denunciar ofensas racistas contra jogadores
Os casos de abusos aconteceram logo após a derrota para a Argentina, na final disputada no domingo (18/12)
atualizado
Compartilhar notícia
A Federação Francesa de Futebol prometeu nesta terça-feira (20/12) que vai acionar na Justiça pessoas que teriam feito ofensas racistas nas redes sociais contra jogadores da seleção vice-campeã mundial na Copa do Mundo 2022. Os casos de abusos aconteceram logo após a derrota para a Argentina, na final disputada no domingo (18/12).
“Após a final da Copa do Mundo, vários jogadores da seleção francesa foram alvo de inaceitáveis comentários racistas e de ódio nas redes sociais. A FFF condena com toda a firmeza estes abusos e comportamentos intoleráveis e apresentará queixa contra os seus autores”, anunciou a entidade, pelas redes sociais.
A la suite de la finale de la Coupe du monde, plusieurs joueurs de l’Equipe de France ont fait l’objet de propos racistes et haineux inacceptables sur les réseaux sociaux.
La FFF les condamne et va porter plainte contre ses auteurs. pic.twitter.com/IrpaI246Es
— Equipe de France ⭐⭐ (@equipedefrance) December 20, 2022
Autoridades do governo francês também repudiaram as ofensas. De acordo com a ministra de Igualdade de Gênero, Isabelle Rome, os atacantes Kylian Mbappé e Kinglsey Coman foram os principais alvos de ataques racistas. Ambos são negros.
Clube onde Coman atua, o Bayern de Munique também condenou os ataques racistas ao atleta, que foi um dos que perdeu um pênalti nas cobranças que decidiram o título no Catar. “A família Bayern apoia você, King. O racismo não tem lugar no esporte ou em nossa sociedade”, registrou o clube alemão.
A ministra do Esporte da França, Amelie Oudea-Castera, também repudiou os ataques aos jogadores franceses. Ela afirmou que comentários do tipo “não têm lugar no futebol e em nenhum outro lugar”.
A França foi derrotada pela Argentina na final da Copa, no domingo, nos pênaltis por 4 x 2. O duelo ficou empatado no tempo normal, por 2 x 2. Na prorrogação, cada seleção marcou um gol e o confronto ficou igualado em 3 x 3.