metropoles.com

Ex-craques atuam nos bastidores de Brasil e Argentina na Copa América

Nomes como Taffarel e Ayala fazem parte das comissões técnicas das seleções que se enfrentam nesta terça-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Martins/MoWA Press
Taffarel
1 de 1 Taffarel - Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Os elencos atuais de Brasil e Argentina, que se enfrentam nesta terça-feira, têm muito a aprender sobre a importância e o peso do clássico com alguns dos membros do mais alto escalão das duas comissões técnicas. Nomes como Taffarel, Roberto Ayala e Pablo Aimar hoje atuam nos bastidores de um clássico em que já foram protagonistas em edições anteriores da Copa América.

Sempre quando a Seleção Brasileira vai a campo para o aquecimento antes dos jogos, o nome de Taffarel é um dos mais gritados pela torcida. O atual preparador de goleiros foi o camisa 1 e campeão pelo Brasil de duas edições do torneio, porém fez história diante da Argentina em 1995, na campanha do vice-campeonato, no Uruguai. A participação dele foi fundamental nas quartas de final.

Apesar de ter falhado em um dos gols do empate por 2 x 2, no tempo normal, Taffarel se redimiu na cobrança de pênaltis. O goleiro defendeu as cobranças de Simeone e Fabbri para colocar o Brasil na semifinal com a vitória por 4 x 2. Outro membro da CBF com participação importante contra a Argentina é coordenador de seleções Edu Gaspar. O então meia do Arsenal bateu e converteu um pênalti na história final disputada em Lima, em 2004.

A comissão técnica argentina tem ainda mais ex-jogadores com vivência nesse clássico. O ex-zagueiro Ayala, atualmente auxiliar de Lionel Scaloni, disputou com a seleção quatro edições de Copa América, das quais em três esteve em campo em eliminações para o Brasil. A mais dolorida delas foi o vice de 2007, na Venezuela, quando o defensor marcou um gol contra na derrota por 3 x 0. Dois dias depois, ele anunciou aposentadoria da seleção.

Amilcar Orfali/Getty Images

Ayala passou a integrar a comissão técnica de Scaloni recentemente. O interino se cercou de antigos ex-colegas para fortalecer o seu trabalho. Um dos primeiros nomes a compor o grupo foi o ex-meia Aimar, atual técnico das categorias de base da Argentina e responsável por indicar e acompanhar as convocações de jovens revelações para a seleção principal.

Aimar esteve presente na derrota na final de 2007 e é um dos nomes de maior prestígio dentro da Associação de Futebol da Argentina (AFA). Outro argentino de atuação nos bastidores da seleção é o ex-zagueiro Walter Samuel. Com passagens por Boca Juniors e Inter de Milão, o atual auxiliar esteve em campo na eliminação para o Brasil na Copa América de 1999, no Paraguai.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?