metropoles.com

Estudo confirma: Seleção Brasileira continua imbatível…nas redes sociais

Pesquisa realizada pelo IBOPE Repucom mostra que a Canarinho é o selecionado mais seguidos juntando as principais plataformas atualmente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Reaves/Getty Images
Tite e Neymar
1 de 1 Tite e Neymar - Foto: Michael Reaves/Getty Images

A FIFA divulgou nessa quinta (22/10) o ranking atualizado de seleções. Em primeiro lugar, a Bélgica (1.765 pontos), seguida da atual campeã mundial, a França (1.752). O Brasil, pentacampeão mundial, só aparece em 3º lugar (1.725 pontos).

Apesar de no ranking da FIFA a Seleção Brasileira ter perdido muito do domínio de outros tempos e ter visto outras equipes desenvolverem grandes estrelas do futebol mundial e conquistar títulos, existe um lugar em que a Canarinho ainda ganha de goleada de qualquer adversário: as redes sociais. Pelo menos é isso que indica estudo feito pelo IBOPE Repucom.

De acordo com a pesquisa, entre as 50 seleções que já participaram de Copas do Mundo, a Brasileira é a que tem mais seguidores juntando Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Tik Tok. O estudo ainda destaca que o Brasil, junto de Portugal, Inglaterra, França e Indonésia foram os selecionados que mais cresceram desde julho de 2019, data da última divulgação, acrescentando, juntas, 8,7 milhões de seguidores. O desempenho destas cinco seleções corresponde a 50% dos mais de 17,3 milhões de inscritos entre todas as seleções analisadas.

Portugal, aliás, demonstra um bom desempenho dentro e fora dos gramados. A seleção campeã da UEFA Nations League teve 2,5 milhões de novos inscritos, aumentando em 28% sua base digital. A concentração de 84% dos novos seguidores aconteceu no Instagram, onde reina o seu maior ídolo, Cristiano Ronaldo, cujo perfil é o mais seguido de toda a rede (mais de 241 milhões de seguidores). Além de CR7, a seleção portuguesa conta com craques jovens que atuam em algumas das principais ligas do mundo. Entre eles, Diogo Jota, do Liverpool, Bernardo Silva, do Manchester City e a sensação João Felix, do Atlético de Madrid.

Outros destaques europeus ficaram por conta da Inglaterra, com 1,9 milhão de novos inscritos, sendo 45% via Instagram e 421 mil no TikTok; e da França, que vem crescendo após o bicampeonato mundial de 2018 e ascensão de nomes como Griezmann, Mbappé e Pogba, registrando um aumento de 61% em sua base digital desde maio de 2018.

A grande surpresa fica por conta do México, segundo lugar na lista, com 21.448.026 seguidores (confira a lista completa abaixo). Apesar da ausência de conquistas relevantes — uma Copa das Confederações em 1999 e um ouro olímpico em 2012 –, o futebol é o esporte mais popular do país de 126,2 milhões de habitantes, e conta com ídolos que já tiveram participações relevantes no futebol europeu. É o caso de Javier “Chicharito” Hernández, maior artilheiro da seleção, com passagens por Real Madrid e Manchester United, e Raul Jimenez, jogador do Wolverhampton.

Apesar de modesto, o clube tem três milhões de seguidores pelo mundo e 1 milhão desses vêm do México, muito em parte devido à presença de Jimenez.

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira registrou 1,5 milhão de novos seguidores entre suas plataformas oficiais, com 83% de seu crescimento proveniente do Instagram. O Brasil possui a segunda maior conta entre seleções na plataforma, atrás apenas da França. Destaque também para o desempenho da CBF TV no YouTube, que cresceu 42% e ultrapassou a barreira de 1 milhão de inscritos.

Confira a lista completa abaixo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?