metropoles.com

Esquenta da Champions: conheça os debutantes da temporada 2020/21

O Metrópoles te apresenta mais informações sobre o Midtjylland, o Krasnodar, o Rennes e o Istanbul Basaksehir

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrei ShramkoTASS via Getty Images
Krasnodar
1 de 1 Krasnodar - Foto: Andrei ShramkoTASS via Getty Images

O pontapé inicial da Liga dos Campeões 2020/21 será nesta terça-feira (20/10) com seis jogos da primeira rodada da fase de grupos. Esta edição conta com quatro clubes estreantes e três deles farão seus primeiros jogos neste dia de abertura da competição.

4 imagens
O Krasnodar está no mesmo grupo que o Chelsea, Sevilla e Rennes
O Rennes está no mesmo grupo que o Chelsea, Sevilla e Krasnodar
O Basaksehir divide o grupo com PSG, Manchester United e RB Leipzig
1 de 4

O Midtjylland está no mesmo grupo que Liverpool, Ajax e Atalanta

Aurelien Meunier/Getty Images for FC Midtjyllan
2 de 4

O Krasnodar está no mesmo grupo que o Chelsea, Sevilla e Rennes

Andrei ShramkoTASS via Getty Images
3 de 4

O Rennes está no mesmo grupo que o Chelsea, Sevilla e Krasnodar

Catherine Steenkeste/Getty Images
4 de 4

O Basaksehir divide o grupo com PSG, Manchester United e RB Leipzig

Ahmet Bolat/Anadolu Agency via Getty Images

Para os amantes da Champions já começarem a se familiarizar com os novos participantes, o Metrópoles apresenta o Midtjylland, o Krasnodar, o Rennes e o Istanbul Basaksehir. Saiba em quais grupos estão, contra quem estreiam, o que fizeram para chegar à Liga e os brasileiros que fazem parte dos elencos.

Midtjylland

O Midtjylland da Dinamarca está no Grupo D junto de Liverpool, Ajax e Atalanta. O primeiro jogo será contra os italianos nesta quarta-feira (21/10), às 16h, em casa.

Para chegar à fase qualificatória da Champions, os Lobos, como são chamados, foram os campeões da Superliga Dinamarquesa. Se classificaram para a fase de grupos de forma invicta, com três vitórias e um empate. Venceram o Ludogorets Razgrad da Bulgária, o Young Boys da Suíça e nos play-offs, com o Slavia Praga, empataram na ida, fora de casa, mas triunfaram na volta.

O treinador dinamarquês Bryan Priske tem Ronnie Schwartz, que marcou 18 gols na campanha vitoriosa de 2019/20, como seu principal goleador. Além dele, outros destaques são Pione Sisto, convocado para a seleção da Dinamarca, e Mikael Anderson, da equipe nacional da Islândia. Priske também conta com três brasileiros no elenco: o lateral Paulinho, o meia Evander e o atacante Júnior Brumado.

Paulinho tem 25 anos, é de São Paulo e foi revelado pelo Santo André em 2015. Antes de ser transferido ao Midtjylland, defendeu o Bahia. Evander, 22 anos, é carioca, cria das categorias de base do Vasco, revelado em 2016 e vendido em 2018 ao time da Dinarmarca.

Júnior Brumado, o mais jovem do trio, de 21 anos, é de Brumado na Bahia, e foi formado pelo Tricolor de Aço. Estreou como profissional em 2017 e foi vendido em 2018 ao Midtjylland.

Krasnodar

O Krasnodar da Rússia está no Grupo E ao lado de Chelsea, Rennes, e o Sevilla. O primeiro jogo na Champions será justamente contra o outro debutante do grupo, o Rennes, nesta terça, às 16h, fora de casa.

Para chega até a fase de grupos, primeiro eles terminaram o Campeonato Russo em 3º colocado, o que deu ao time lugar na fase qualificatória, direto para os play-offs. Foram jogos de ida e volta contra o PAOK da Grécia e duas vitórias por 2 x 1.

O atacante da seleção sueca Marcus Berg e o francês Rémy Cabella são os principais jogadores do time de Murad Musaev, treinador da equipe, além de três jogadores que servem ao time nacional da Rússia: Safonov, Petrov e Gazinskiy. Dois brasileiros compõem o elenco: Wanderson Maciel e Kaio Pantaleão.

Wanderson tem 26 anos, é natural de São Luís (MA), com dupla nacionalidade belga, atua como meia e nunca jogou no futebol brasileiro. Se formou nas categorias de base do Ajax e Germinal Beerschot da Bélgica, pelo qual foi revelado profissionalmente. Passou pelo Lierse, também belga, pelo Getafe, RB Salzburg e está no Krasnodar desde 2017/18.

Já o zagueiro Kaio, 25 anos, é de Araraquara (SP), foi formado e revelado pelo Ferroviária, vendido ao Santa Clara de Portugal em 2018/19 e está no clube russo desde 2019/20.

Rennes

O Rennes da França conquistou vaga direta para a fase de grupos ao terminar o Campeonato Francês em 3º e contar com a ajuda do PSG, que conquistou a liga nacional e a Copa da França, ambos títulos que dão acesso à fase de grupos da Champions. Assim, abriu mais uma vaga, preenchida pelo Rennes.

Nzonzi e Camavinga, da seleção francesa, estão no elenco do treinador Julien Stéphan, além do artilheiro senegalês M’Baye Niang, se destacam na equipe o goleiro de Senegal na Copa de 2018, Gomis; o zagueiro Rugani, ex-Juventus, e o parceiro de ataque de Lukaku na Bélgica, o jovem Jérémy Doku.

O único brasileiro na equipe é o carioca de Barra Mansa, Dalbert, 27 anos. Formado nas categorias do Barra Mansa e do Fluminense, o lateral começou profissionalmente no Académico de Viseu de Portugal, passou pelo Nice, pela Inter de Milão e pela Fiorentina. Esta é sua primeira temporada pelo Rennes.

Istanbul Basaksehir

O Istanbul Basaksehir da Turquia compõe o Grupo H com o Paris Saint-Germain, Manchester City e RB Leipzig. O primeiro jogo do time será nesta terça, diante dos alemães, às 16h, fora de casa.

Eles foram os grandes campeões da Liga Turca e conquistaram pela primeira vez na história do clube a vaga na Liga dos Campeões. O experiente atacante senegalês Demba Ba foi o artilheiro do time na campanha vitoriosa com 13 gols, junto do bósnio Edin Visca, que atua como ponta. A dupla e o francês Enzo Crivelli são os destaques do time.

A representação do Brasil no Basaksehir fica por conta dos laterais Rafael da Silva e Júnior Caiçara, e do meia Giuliano, ex-Grêmio. Rafael é cria da base do Fluminense e do Manchester United, onde começou como profissional e passou sete anos de sua carreira. Em 2015/16, foi vendido ao Lyon e acaba de ser contratado pelo clube turco.

Júnior Caiçara, de 31 anos, começou no Santo André e passou pelo CSA e pelo América-SP, antes de ir para o futebol português, para o Gil Vicente. Em 2012/13 foi vendido para o Ludogorets Razgrad da Bulgária, onde ficou por três anos. Defendeu o Shalke 04 em 2015/16 e está no Basaksehir desde 2016/17.

O ex-jogador do Grêmio, Giuliano, está com 30 anos, e também acaba de se transferir para o Basaksehir. Antes, ele estava no Al Nassr da Arábia Saudita.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?