Escalação irregular de Pedro Henrique pode custar Série A ao Sport
Zagueiro participou de sete jogos pelo Internacional, o que o impede de disputar a competição por qualquer outro clube
atualizado
Compartilhar notícia
O Sport corre sérios riscos de ser virtualmente rebaixado à Série B. Isso porque o zagueiro Pedro Henrique, recentemente adquirido pelo Leão junto ao Internacional, já havia disputado o número de limite de jogos, o impossibilitando de atuar no Brasileirão por outro clube.
O jogador entrou em campo apenas cinco vezes pelo Colorado, contra o Fortaleza, América-MG, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, porém, ele levou cartão amarelo em outros dois compromissos, caracterizando, assim, participação no jogo.
Entretanto, o atleta se transferiu para o Sport e defendeu as cores do Leão em outras quatro oportunidades.
O presidente do clube, Leonardo Lopes, e a diretoria do clube trabalham sob a condição de suspeito. “A gente tomou conhecimento dessa informação. Tão logo acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro, para saber que há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Tem uma discussão muito grande quanto a penalidade. Tem jurisprudência sobre a questão dos pontos, mas também sobre multa”, disse o mandatário, confirmando que o atleta deixará de ser utilizado caso a irregularidade seja confirmada.
Em seu regulamento, a CBF deixa claro que a escalação irregular de um atleta pode causar a perda de pontos e multa.
“perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).”
Dessa maneira, caso a escalação irregular seja confirmada, o clube pode perder 14 pontos, sendo 12 por regulamente e mais 2 conquistados (nos empates contra a Chapecoense e o Athlético-PR). As outras duas partidas em que o zagueiro esteve em campo foram nas derrotas para o São Paulo e para o Fortaleza, ambas por 1×0.
Ele ainda foi relacionado para o jogo contra o Atlético-MG, que terminou com a vitória dos mineiros.
Na zona de rebaixamento do Brasileirão, o clube pode ver suas chances de se manter na elite irem por água abaixo. Isso porque, mesmo com 22 rodadas, o Sport corre o risco de perder 14, de seus 17 pontos ganhos, assumindo a lanterna da competição, com três. O Santos, primeiro fora do Z4, tem 24.