Era nascido? Há 21 anos, Palmeiras jogava sua última final de Libertadores
Alviverde chega novamente à uma decisão da competição continental 21 anos depois, contra o Santos, neste sábado (30/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Vinte e um anos depois, o torcedor do Palmeiras viverá mais uma vez a emoção de ver o time jogar uma final de Libertadores. Neste sábado (30/1), o alviverde enfrenta o Santos, no Maracanã, palco da grande decisão da competição continental. Mas você lembra da última vez que o Porco decidiu a competição mais cobiçada das Américas?
O mundo vivia a virada dos anos 1990 para 2000. A população mundial sobreviveu ao fim do mundo, previsto por Nostradamus, e a vida seguiu normalmente. O alviverde aproveitou o embalo do ano anterior, quando foi campeão do certame, e chegou mais uma vez à final, caindo para o Boca Juniors. Veja o caminho do time paulista e dos argentinos até a decisão:
Começo complicado
O Palmeiras chegava como favorito na edição do ano 2000. O time de Palestra Itália defendia o título da competição continental, que havia conquistado em 1999. O alviverde paulista buscava o bicampeonato da Libertadores para encerrar com chave de ouro a Era Parmalat. Vale lembrar que, ao contrário de todos os anos anteriores, a edição de 2000 não garantiu automaticamente o campeão do ano anterior.
E também diferentemente de edições passadas, a fase inicial contou pela primeira vez com oito grupos ao invés de cinco. O que permanece até hoje. O Palmeiras não teve vida fácil na primeira parte da competição. O Porco caiu no grupo 7, ao lado de Juventude, El Nacional e The Strongest. O Boca estava na chave dois, com Peñarol, Blooming e Universidad Católica.
Com dificuldades, o Palmeiras classificou-se em primeiro, com 10 pontos, ao lado do El Nacional. Os hermanos fizeram o dever de casa e garantiram o topo da chave, com 13 pontos.
Caminho até a final
Logo nas oitavas, o Palmeiras já encarou outra pedreira. Os paulistas tinham pela frente o tradicional Peñarol. Em jogos duríssimos, o alviverde superou os uruguaios nas cobranças de pênalti e garantiu um lugar nas quartas de final. O Boca superou o El Nacional.
Nas quartas, foi a vez do Boca ter a vida mais dura. O time de Maradona teve pela frente nada mais nada menos que o arquirrival River Plate. O Palmeiras pegou o Atlas, do México. Nos pênaltis, Riquelme e companhia eliminaram o River e o Palmeiras superou os mexicanos.
Quis o destino que os brasileiros tivessem pela frente mais uma vez o arquirrival Corinthians. Se o Boca penou para vencer o River, o Palmeiras sofreu mais uma vez, assim como em 1999, mas passou novamente pelo rival, outra vez na cobrança de pênaltis. Os argentinos passaram pelo América, do México, e buscariam mais um título de Libertadores contra o alviverde.
O Bi não veio
Estava definida a grande decisão da Libertadores do ano 2000. Boca Juniors e Palmeiras se enfrentariam na decisão, no grande duelo entre brasileiros e argentinos. Os hermanos tentariam quebrar uma hegemonia do Brasil, que já durava três anos, com conquistas de Cruzeiro (1997), Vasco (1998) e Palmeiras (1999). O último título argentino foi em 1996, com o River.
No primeiro jogo, o Palmeiras encararia a temida La Bombonera. No primeiro jogo, o alviverde sofreu uma pressão descomunal na casa dos argentinos. Mas depois de ficar duas vezes atrás no placar, o Porco arrancou o empate, com gol marcado por Euller. O 2 x 2 fora de casa foi um ótimo resultado para os brasileiros, que decidiriam a final no Morumbi.
No segundo jogo, mais de 70 mil palmeirenses foram à casa do São Paulo para empurrar o time de coração. Luis Felipe Scolari mandou o Palmeiras a campo com Marcos; Rogério, Roque Junior, Argel e Júnior; César Sampaio, Galeano, Alex e Pena; Marcelo Ramos e Euller.
O Palmeiras pressionou o jogo todo, mas não conseguiu fazer a festa nos 90 minutos e a partida ficou mesmo em 0 x 0, com o grande campeão sendo decidido nos pênaltis. Nas penalidades, Faustino Asprilla e Roque Júnior erraram suas cobranças e o goleiro colombiano Óscar Córdoba saiu como o herói do título argentino, para tristeza dos palmeirenses no estádio, que não puderam comemorar o bicampeonato do torneio continental.
Agora, 21 anos depois, os torcedores do Verdão voltam a ver o time em uma final da Libertadores. E, quem, sabe reviver a alegria de 1999 e esquecer a tristeza do ano seguinte.
Palmeiras e Santos se enfrentam às 17h, no Maracanã. Fox Sports e SBT anunciam a transmissão, ao vivo.