metropoles.com

Equipes femininas de Brasília participam de Mundial infantil em Goiás

Torneio mundial de futebol infantil terá, pela primeira vez, uma categoria exclusivamente feminina, com três equipes participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Escolinha Cardim
Equipes femininas de Brasília participam de Mundial infantil em Goiás - Metrópoles
1 de 1 Equipes femininas de Brasília participam de Mundial infantil em Goiás - Metrópoles - Foto: Divulgação/Escolinha Cardim

O torneio mundial de futebol infantil Go Cup terá sua 8ª edição durante os dias 9 e 16 de abril, em Aparecida de Goiânia (GO), com mais de 200 equipes confirmadas. A competição contará, pela primeira vez, com uma categoria somente feminina, com três equipes do Sub-13, sendo uma de Goiás e duas de Brasília.

As equipes brasilienses fazem parte de projetos sociais: o Projeto Rede Gol, da ONG Transforma Vidas, e a escolinha de futebol Cardim. Os dois times já participaram do Go Cup em anos anteriores, mas com equipes masculinas.

Projeto Rede Gol

O futebol é a modalidade mais procurada do projeto e meninas sempre quiseram treinar no esporte. Entretanto, há quase dois anos, quando a pandemia de Covid-19 começou, foram criados os núcleos voltados para as meninas.

Atualmente, 180 meninas, com idade entre 9 e 21 anos, jogam em quatro locais de treinamento localizados no Distrito Federal. Os núcleos do Gama e da Candangolândia, especificamente, são voltados para o alto rendimento.

A 8ª Go Cup é a primeira competição das meninas fora da capital do Brasil. Para a competição, atletas de oito comunidades diferentes do DF irão compor a equipe. Com isso, o time precisou fazer treinos específicos para o torneio, uma vez que as meninas não treinavam juntas por participarem dos núcleos mais próximos de suas casas.

Deiza Leite, coordenadora-geral do Rede Gol, afirma que a iniciativa permite que meninas de periferia consigam adentrar “um esporte predominantemente masculino, onde há um sexismo muito grande”.

“No futebol feminino, o desafio é ainda maior porque muitas famílias ainda não se convenceram de que as meninas podem estar neste lugar e, por isso, o esforço para fazer as meninas irem é menor. Sem o incentivo do Go Cup, isso seria impossível”, conta a coordenadora.

Deiza espera que a participação da equipe feminina no Go Cup consiga trazer mais meninas para o futebol.

Escolinha Cardim

Além de ter oito escolas de futebol, a Cardim possui dois projetos sociais, um em Brasília e outro em Alto Xingu, na Amazônia. Todas as unidades atendem mais de 100 meninas e já contavam com a participação dessas atletas nos times masculinos.

Entretanto, no início de 2022, colocaram como meta participar do Go Cup também com uma equipe feminina da categoria Sub-13 e, para isso, fizeram uma seleção específica para montar a equipe. Essa é, inclusive, a primeira vez que a escolinha participará de uma competição só de meninas.

Além do time Sub-13 exclusivo de jogadoras, a escolinha contará com atletas femininas nas categorias Sub-7, Sub-8, Sub-10 e Sub-12 masculinas.

Go Cup

A 8ª edição do Go Cup terá 200 equipes confirmadas, com 2,6 mil crianças jogando nas categorias Sub-7 ao Sub-13.

Além do Brasil, o torneio conta com times de Portugal, Estados Unidos e Equador. Benfica, Independiente del Valle, Athletico de Madrid, Sporting e Peñarol são camisas estrangeiras que já passaram na competição, assim como Palmeira, Athletico-PR, Atlético-MG, Remo, Goiás, Sport, América-MG, Botafogo, Fluminense e Bangu.

A competição revelou talentos como Endrick, do Palmeiras; Andrey, do Vasco; e Matheus Nascimento, do Botafogo, e tem Grêmio e Fluminense como equipes mais vitoriosas.

Com o objetivo de incentivar meninas no futebol, o torneio tem inscrições gratuitas para projetos sociais e jogadoras.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?