metropoles.com

Entenda por que Brasília virou “queridinha” do futebol no Brasil

A capital está liberada para receber jogos, tem carência por grandes eventos esportivos e precisa movimentar o Mané

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mané Garrincha Flamengo
1 de 1 Mané Garrincha Flamengo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Normalmente às margens da elite do futebol nacional, Brasília é vista neste momento como solução viável para a bola não parar de rolar no país. As restrições impostas por governos estaduais devido à pandemia do novo coronavírus impedem o cumprimento do calendário e, na contramão após duas semanas de lockdown, a capital passou a permitir jogos desde que a liminar da juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira foi derrubada pela Justiça a pedido do Governo Federal. Automaticamente, virou endereço desejado.

Na última terça, o Mané Garrincha foi confirmado como palco da Recopa Sul-Americana e do jogo Santos x San Lorenzo, válido pela Pré-Libertadores. Além disso, está a um anúncio da CBF de ser oficializado como a casa da Supercopa do Brasil pela segunda vez. A agenda em abril, no entanto, promete ser ainda mais intensa. A Arena BSB, gestora do Mané Garrincha, confirmou ao Metrópoles que estão em curso negociações para receber Vasco x Flamengo, pelo Campeonato Carioca.

Embora haja entusiasmo das autoridades locais, o DF bateu recorde de mortes por Covid-19 registrados em um único dia na terça-feira (30/3): foram 94 óbitos em decorrência da doença.

O fato de as partidas não receberem público e serem realizadas sob protocolos rígidos são atenuantes para a continuidade das atividades esportivas. A capital também está recebendo os 30 jogos restantes do Novo Basquete Brasil (NBB). As partidas, realizadas no ginásio da Asceb, começaram nessa quinta-feira (1/4) e vão até o próximo dia 13.

Veja pontos que tornaram Brasília atraente como sede dos jogos:

Liberação do esporte

O governador Ibaneis Rocha (MDB) suspendeu eventos e competições esportivas no DF em decreto publicado no dia 28 de fevereiro. Um mês depois, na última segunda-feira (29/3), ele liberou as atividades, o que abriu caminho para receber as partidas. Ele chegou a cogitar o retorno de público ao Mané Garrincha – somente profissionais da saúde vacinados -, mas o desejo ainda não foi realizado.

O destino dos jogos no Mané Garrincha chegou a ficar em perigo na última semana, pois a juíza federal Kátia Balbino de Carvalho Ferreira havia concedido liminar para que o DF retomasse as medidas de enfrentamento à Covid-19 revogadas na segunda-feira (29/3) – o que implicava a retomada do lockdown. Um dia depois, no entanto, a liminar foi derrubada pela desembargadora Ângela Catão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), permitindo, assim, a retomada de atividades, como competições esportivas, conforme havia definido o governo local.

Estados com restrições

Brasília está livre para receber eventos esportivos exatamente no momento em que outros estados apertam o cerco. No Rio de Janeiro, por exemplo, o decreto que proíbe jogos é válido até o próximo domingo, mas pode ser ampliado. Em São Paulo, as rodadas estão vetadas desde o dia 15 de março e voltam ser permitidas nesta quarta. A fase emergencial de combate à Covid-19 no estado, porém, fez o Palmeiras indicar Brasília como sede da partida contra o Defensa y Justicia. A Conmebol exige a definição do estádio 15 dias antes da partida, que será no dia 14 de abril.

Área central e neutra

A localização central de Brasília também é um fator positivo para os clubes procurarem a capital, conforme acredita o gestor do Mané Garrincha, Richard Dubois, e Paulo Bassul, Diretor Técnico-Operacional da Liga Nacional de Basquete (LNB). Além disso, a neutralidade em relação a conflito de torcidas também ajuda a ser visto com bons olhos. A arena é também uma das mais modernas do país, o que a credencia para receber jogos de alta demanda, como a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil.

O fato de não receber público durante a pandemia também é visto como essencial para continuar aberta a propostas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?